O ex-jogador argentino Jorge Valdano afirmou nesta quinta-feira em visita a Bogotá que a seleção espanhola o encanta tanto quanto a seleção brasileira do tricampeonato mundial de 1970, mas destacou que a ‘Fúria’ vem tendo maior continuidade.

continua após a publicidade

“Fiquei emocionado ao ver o Brasil de 1970, Eu tinha apenas 15 anos, era a primeira vez que assistia a uma Copa, e fiquei fascinado por aquela equipe. Mas devo dizer que a Espanha me provoca algo parecido e acho que possui mais méritos”, considerou o ex-técnico e ex-diretor esportivo do Real Madrid.

Valdano continuou com os elogios à seleção comandada por Zagallo, que tinha Pelé como grande destaque, mas reiterou sua preferência pelos espanhóis.

“O Brasil de 70 foi o Brasil de 70, mas a Espanha foi campeã da Europa, foi campeã do mundo, foi campeã da Europa de novo e me parece que tem um grande mérito por essa continuidade. Eles têm um padrão de jogo tão definido, algo que os rivais não são capazes de combater”, justificou Valdano, que exaltou o trabalho feito pela Espanha nas categorias de base.

continua após a publicidade

“Para falar de mentalidade é preciso falar de formação, do trabalho com os jovens. É onde o futebol espanhol foi se diferenciando de qualquer competição no mundo. Clubes como Real Madrid, Barcelona, Valencia, Villarreal, Sevilla e Athletic Bilbao, entre outros, são autênticas escolas pra vida. Os jogadores aprendem a jogar, mas também a se relacionarem, e isso acaba refletindo em tudo”, afirmou.

Sobre a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil, Valdano disse que a Espanha tem jogadores de sobra para conquistar o bicampeonato e lembrou que a Argentina tem Messi, mas que sozinho o astro não irá chegar a lugar nenhum.

continua após a publicidade

Quanto ao Brasil, o ex-jogador afirmou que não se trata de uma equipe imbatível quanto a de outros tempos e que precisará jogar bem, pois tem adversários a altura.