Rio – A maior e mais importante competição de vela do país, o 2006 Pré-Pan American Games Regatta, começou ontem no Iate Clube do Rio de Janeiro com participantes de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Ao todo, são 346 atletas disputando a classificação para o país e testando as raias que serão usadas durante o Jogos Pan-Americanos de 2007.

Uma das curiosidades do evento é a participação de Carlos De Mare, presidente da Federação Pan-Americana de Vela na busca por uma vaga para a argentina na classe Lightning. Serão onze vagas distribuídas entre as classes pan-americanas participantes J-24, Laser STD, Laser Radial, Lightning, Prancha RS:X masculino e feminino, Hobiecat 16 e Snipe. O Brasil, como país organizador, já tem vaga garantida.

Até amanhã, serão disputadas seis regatas e o pior resultado poderá ser descartado. No domingo acontece a Medal Race, uma das novidades da competição, onde apenas os dez primeiros colocados de cada classe estarão classificados. ?Esse é um formato olímpico e garante a emoção da decisão até o último dia?, explica Nelson Ilha, coordenador-geral de arbitragem. Os resultados da Medal Race contam pontos dobrados, que serão somados aos resultados anteriores.