Vadão convoca mais sete jogadoras para a seleção feminina de futebol

O técnico da seleção brasileira feminina de futebol, Vadão, anunciou nesta quinta-feira a convocação de mais sete jogadoras para se unirem à seleção permanente que treina na Granja Comary, em Teresópolis. Agora, ele tem mais de 30 atletas à disposição para escolher o elenco que vai disputar a Copa Algarve, em Portugal, a partir do dia 2 de março.

Em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, Vadão começou o ano trabalhando diariamente com um grupo de 21 jogadoras em Teresópolis (RJ). Todas essas atletas recebem salários da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e não têm clubes. Jogadoras que atuam no exterior se unem eventualmente ao grupo, casos de Andressa Alves, do Montpellier (França), e Cristiane e Érika, do PSG. A craque Marta ainda não treinou com a seleção este ano.

Nesta quarta-feira acabou a fase de grupos do Brasileirão Feminino, que só será retomado após a Copa Algarve. Pensando na competição, que reúne boa parte das melhores seleções do mundo, Vadão chamou sete atletas que se destacaram no torneio nacional até aqui: a goleira Aline (Ferroviária), as meio-campistas Diany (Flamengo), Maria Aparecida (Santos) e Daiane (Ferroviária) e as atacantes Gabriela (Corinthians), Geyse (ADECO) e Ludmila (São José). Na semana passada, a goleira Carla Maria (ADECO) também havia sido convocada.

A Copa Algarve, nos arredores de Lisboa, vai de 2 a 9 de março. O Brasil está no Grupo A e enfrenta Nova Zelândia (dia 2), Portugal (dia 4) e Rússia (dia 7). Depois, no dia 9, joga pelo primeiro, terceiro, quinto ou sétimo lugar contra quem vier do Grupo B: Islândia, Bélgica, Canadá e Dinamarca.

BRASILEIRO FEMININO – Diferente do ano passado, nesta temporada o Brasileirão é no início do ano. A primeira fase, com 20 times divididos em quatro grupos e jogando só num turno dentro da chave, acabou nesta quarta-feira, com apenas uma surpresa: o Iranduba, do Amazonas, que deixou o Santos fora da segunda fase.

Além do time amazonense, também passaram Ferroviária (SP), Corinthians (SP), Rio Preto (SP, atual campeão), Foz Cataratas (PR), São José (SP, atual vice-campeão), Flamengo (RJ) e São Francisco (BA). Os oito times agora serão divididos em dois grupos de quatro, avançando para as semifinais os dois primeiros de cada chave.

A partir da próxima fase e até a final, marcada para 25 de maio, esses oito clubes poderão contar com as jogadoras da seleção permanente, que serão divididas por meio de um sistema de draft, semelhante ao da NBA.

Voltar ao topo