O jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 e 200 metros rasos, irá competir em uma prova de 300 metros no tradicional Meeting de Ostrava, que será disputado no dia 27 de maio, na República Checa.

continua após a publicidade

Os organizadores da competição afirmaram nesta quarta-feira que Bolt tentará quebrar a marca mundial dos 300 metros, de 30s85, que ainda pertence ao ex-corredor norte-americano Michael Johnson e foi obtida em 2000, na cidade de Pretoria, na África do Sul.

A Iaaf, entidade que controla o atletismo no planeta, não reconhece, porém, a marca como um recorde mundial, já que a distância não é usada nas provas que fazem parte dos grandes eventos da modalidade.

Pela sua participação na competição, Bolt irá receber mais de US$ 300 mil. E os organizadores afirmaram que o atleta ganhará US$ 30 mil extras se superar a marca mundial dos 300 metros.

continua após a publicidade

“Eu tenho corrido 300 metros em treinos, estou habituado à distância, mas esta será a minha primeira vez que irei corrê-la (em uma competição oficial)”, afirmou Bolt. “Se o tempo estiver bom, eu espero marcar um tempo rápido.”

Bolt disputará o Meeting de Ostrava pela quarta vez. No ano passado, ele venceu a final dos 100 metros com o tempo de 9s77, quebrando o recorde da competição, que era de 9s85 e pertencia ao seu compatriota Asafa Powell.

continua após a publicidade

Neste ano, o velocista iniciou a sua temporada disputando os 400 metros rasos em um campeonato na Jamaica, onde marcou o tempo de 45s86. Entretanto, ele afirmou que não tem planos de competir regularmente em provas rápidas de longa distância, pelo menos por enquanto.

“Eu acredito que (correr) os 400 metros é algo para o futuro, mas para depois de 2012 (quando serão realizados os Jogos Olímpicos de Londres). A prova de 400 metros é dolorosa”, reforçou.