Uruguai perde e confirma Brasil no Mundial de Basquete

Agora sim, o Brasil pode respirar aliviado pela classificação antecipada ao Mundial de Basquete de 2010, conquistada por meio da Copa América, que está sendo disputada na cidade de San Juan, em Porto Rico. Com a derrota do Uruguai para o Panamá, por 83 a 77, a seleção masculina ficou com uma das quatro vagas disponíveis para a competição, na qual o Brasil disputou todas as edições até hoje, condição que apenas os Estados Unidos também ostentam.

Para se garantir no Mundial da Turquia, o Brasil precisou vencer o Canadá por 68 a 59 nesta quarta-feira, triunfo que já o deixou perto da vaga. Restava à equipe torcer contra o Uruguai e a República Dominicana, que ainda pega Porto Rico nesta quarta. Assim como os dois times, a Argentina e os próprios porto-riquenhos também poderiam chegar a cinco vitórias – um triunfo do Brasil na primeira fase, sobre a Venezuela, foi descartado pela eliminação desta seleção.

Logo após a vitória sobre os canadenses, o técnico Moncho Monsalve reconheceu a boa atuação do adversário. “A parte ofensiva do Brasil não teve um rendimento melhor porque a defesa canadense fez uma marcação mais forte. Eles entraram para disputar um jogo de vida ou morte e dificultaram ao máximo nossa vitória. Foi um resultado importante porque continuamos ganhando na temporada e ficamos mais próximos do Mundial”, disse Moncho, ainda sem a confirmação da vaga.

O ala/amador Leandrinho, cestinha do jogo, com 31 pontos, acha que o Brasil tem seguir focado na conquista do título da Copa América. “Ganhamos um jogo decisivo, mas precisamos manter o foco, pois ainda falta um caminho para alcançar o objetivo de ser campeão”, afirmou. O pensamento é o mesmo do pivô Tiago Splitter. “Amanhã [quinta-feira] contra o Uruguai vai ser outra partida muita disputada e vamos buscar a sétima vitória”, disse o jogador.

Já garantido no Mundial e em busca da manutenção do 100% de aproveitamento na Copa América, o Brasil continua sua campanha nesta quinta-feira diante do Uruguai, às 19h30 (de Brasília). Além da vaga na competição turca, a seleção também já está confirmada nas semifinais da Copa América, que serão disputadas neste sábado. Para encerrar sua participação na segunda fase, o Brasil enfrenta Porto Rico na sexta, às 22 horas.

Voltar ao topo