O técnico da seleção uruguaia, Oscar Tabárez, anunciou neste sábado a lista definitiva dos 23 jogadores que defenderão o título da equipe na Copa América do Chile, com dois jogadores que atuam no Brasil, o goleiro Martín Silva (Vasco), e o meia Giorgian De Arrascaeta (Cruzeiro). Caso o Uruguai avance na competição e atinja a final, os jogadores desfalcarão suas respectivas equipes por sete rodadas no Brasileirão.

continua após a publicidade

Uma das principais surpresas da convocação é o meia Cristian ‘Cebolla’ Rodríguez, que rescindiu recentemente seu contrato com o Grêmio depois de praticamente não ter atuado pelo time gaúcho, por conta de problemas físicos. Dos 27 integrantes da pré-lista divulgada no dia 11 de maio, foram cortados Camilo Mayada (River Plate) e Walter Gargano (Napoli), assim como os zagueiros Matías Aguirregaray (Estudiantes) e Emiliano Velázquez (Getafe).

O principal destaque da seleção uruguaia que foi convocada é o atacante Edinson Cavani, que anotou dois gols neste sábado, na vitória por 3 a 2 do Paris Saint-Germain sobre o Reims, pela última rodada do Campeonato Francês.

A grande estrela dos uruguaios, Luis Suárez, do Barcelona, não pode disputar a competição continental por conta da suspensão aplicada pela Fifa pela mordida no italiano Chiellini durante a Copa do Mundo no Brasil. O atacante, campeão espanhol desta temporada, deve torcer para que sua seleção chegue até a final da competição. Suárez ainda precisa cumprir oito jogos oficiais de suspensão pelo Uruguai, que tem garantido pelo menos três jogos na Copa América, na fase de grupos.

continua após a publicidade

Parte da equipe começará a treinar logo nesta segunda-feira, no Complejo Celeste, CT da seleção uruguaia, no subúrbio de Montevidéu. Os jogadores vão se juntar à concentração na medida que terminarem suas participações com seus clubes.

O Uruguai ainda tem um amistoso antes da Copa América, contra a Guatemala, no dia 6 de junho, em Montevidéu. A estreia pelo grupo B será dia 13, contra a Jamaica, em Antofagasta, no norte do Chile.

continua após a publicidade

Em seguida, os comandados de Tabárez terão pela frente o clássico com a Argentina de Lionel Messi, no dia 16, e vão encerrar sua participação no dia 20, contra o Paraguai, que derrotou na final da última edição, em 2011.

Confira a lista dos convocados:

Goleiros: Fernando Muslera (Galatasaray/ Turquia), Martín Silva (Vasco da Gama/Brasil)e Rodrigo Muñoz (Libertad/ Paraguai).

Zagueiros e laterais: Maximiliano Pereira (Benfica/Portugal), Gastón Silva (Torino/Itália), José María Giménez (Atlético de Madrid/Espanha), Diego Godín (Atlético de Madrid/Espanha), Sebastián Coates (Sunderland/Inglaterra) e Álvaro Pereira (Estudiantes/Argentina).

Volantes e meias: Mathías Corujo (U. de Chile/Chile), Jorge Fucile (Nacional/Uruguai), Álvaro González (Torino/Itália), Carlos Sánchez (River Plate/Argentina), Egidio Arévalo Ríos (Tigres do México), Guzmán Pereira (U. de Chile/Chile), Nicolás Lodeiro (Boca Juniors/Argentina), Cristian Rodríguez (sem equipe) e Giorgian De Arrascaeta (Cruzeiro/Brasil).

Atacantes: Diego Rolan (Bordeaux/França), Jonathan Rodríguez (Benfica/Portugal), Edison Cavani (Paris Saint-Germain/França), Cristhian Stuani (Espanyol/Espanha) e Abel Hernández (Hull City/Inglaterra).