Universitários de todo o País invadem Curitiba. São os JUBs

Depois de 25 anos, a capital paranaense novamente é sede da maior competição universitária da América do Sul, os 51.º Jogos Universitários Brasileiros (51.º JUBs), de hoje a 20 de julho, seletiva nacional para a Universíades, que será realizada em Daegu na Coréia do Sul, de 21 a 31 de agosto.

Curitiba, pela terceira vez na sua história, será a sede dos JUBs. A primeira foi em 1966, a segunda em 1978, quando realizaram-se os 29.º JUBs e hoje iniciam-se os 51.º JUBs, com a efetivação do Congresso Técnico no Centro de Capacitação Estadual do Esporte, na Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020 no bairro Tarumã, às 15h. No mesmo local funcionará a Comissão Central Organizadora (CCO) dos Jogos Universitários e a sala de imprensa.

As competições de ginástica rítmica desportiva (GRD), da ginástica artística e do handebol também serão realizadas nas dependências do Centro de Capacitação.

Só nos últimos dois dias a página oficial dos 51.º JUBs recebeu a visita de mais de 1.400 internautas do Brasil inteiro. O endereço do site é www.pr.gov.br/jubs2003.

Jornalistas de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília tem entrado em contato com a coordenadoria de comunicação confirmando a presença de diversos veículos de imprensa que realizarão ampla cobertura jornalística do evento.

Mulheres ganham espaço

Em 1978 nos 29.º JUBs foram disputadas onze modalidades masculinas e sete femininas. Hoje, 25 anos depois, as mulheres conquistaram equilíbrio com os homens na sua participação nos jogos universitários.

Das treze modalidades disputadas noS 51.º JUBs – atletismo, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica desportiva, handebol, judô, natação, pólo aquático, tênis de campo e voleibol – todas possuem inscrições de participação no masculino e feminino. Existe quase um equilíbrio no número de atletas inscritos, sendo que os homens superam no montante total as mulheres em 550 inscrições.

Voltar ao topo