Em grande momento na Liga dos Campeões, com três jogos em três vitórias, a última delas de virada sobre o Braga há duas semanas, o Manchester United lidera o grupo H e pode garantir a classificação para as oitavas de final do torneio já nesta quarta, quando voltará a enfrentar a equipe portuguesa.

A missão dos ‘Diabos Vermelhos’, no entanto, não deverá ser das mais fáceis. No primeiro jogo entre os dois times, o Braga abriu 2 a 0 de vantagem em pleno Old Trafford, com dois gols do brasileiro Alan, e os ingleses tiveram que se desdobrar para conseguir os três pontos em casa.

Desta vez, a partida acontecerá no Estádio Municipal de Braga, e os donos da casa precisam da vitória para não ver caírem suas chances de avançar na ‘Champions’. A equipe de Portugal atualmente é a terceira colocada da chave, com três pontos, atrás do United (9) e do Cluj (4), que também nesta quarta medirá forças com o Galatasaray (1) na Romênia.

Assim, se vencer e o Cluj tropeçar diante dos turnos, o United terá vaga assegurada no mata-mata. A equipe de Manchester vai para o jogo com o moral alto após ter vencido o Arsenal por 2 a 1 no último fim de semana e com isso assumido a liderança do Campeonato Inglês, deixando o Chelsea para trás.

O ataque dos ‘Diabos Vermelhos’, particularmente, vive um momento espacial. Van Persie já está adaptado à nova equipe, Rooney se recuperou de uma lesão que o afastou dos gramados por mais de um mês e até ‘Chicharito’ Hernández retomou a boa fase. O mexicano já marcou dois gols pela Liga dos Campeões e dois pelo Inglês.

O técnico Alex Ferguson, que nesta terça-feira completa 26 anos à frente do United, terá alguns desfalques para preparar a escalação, entre eles os zagueiros Nemanja Vidic e Phil Jones, o meia Shinji Kagawa e o atacante Danny Welbeck.

No Braga, a derrota de duas semanas atrás deixou uma sensação positiva no elenco pelas circunstâncias. A equipe aposta na boa fase vivida por sua dupla de ataque. Alan balançou a rede duas vezes em Olds Trafford, e Éder, português de origem guineana que recentemente foi convocado por Paulo Bento para a seleção lusa.

O treinador José Peseiro não poderá contar com o zagueiro brasileiro Paulo Vinícius, machucado, enquanto seus compatriotas Ismaily e Paulo César, assim como o líbio Djalma, são dúvidas.

Na cidade romena de Cluj, o time da casa defenderá a vice-liderança do grupo diante do Galatasaray, que ainda não venceu e será precocemente eliminado em caso de nova derrota. Há duas semanas, os dois times se enfrentaram em Istambul e houve empate em 1 a 1.