O União Centenário, vice-campeão da série Prefeitura é o primeiro grande finalista do 36.º Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada, o "Peladão Tribuna do Paraná".
Essa primazia foi conquistada na tarde do último sábado, quando o União Centenário derrotou o Esquadrão GMC pelo marcador de 5×3, sagrando-se campeão da Chave de Vencedores do "chavão".
Contudo, sem deméritos para o vencedor, muito pelo contrário, já que conseguiu na segunda fase reverter uma situação desfavorável, o Esquadrão GMC deixou escapar uma vitória que se desenhava até certo ponto um tanto fácil, pois iniciou o jogo de forma fulminante, marcando logo 2×0 a seu favor. O União Centenário, com muita cautela, mas com firmeza e vontade de vencer, diminuiu para 2×1 ainda na fase inicial.
No tempo complementar, o Esquadrão GMC esteve irreconhecível, claudicando no ataque, cujas avançadas poderiam ter redundado em três ou quatro gols mas todas desperdiçadas, e também na defensiva, abrindo clarões por onde os atacantes do adversário encontraram uma "avenida" para marcação dos seus quatro tentos!
Com o resultado de 5×3, o União Centenário passa a ser o primeiro grande finalista de 2005 e vai, agora, aguardar o campeão da Chave de Perdedores para decidir o título máximo da temporada, cuja data está marcada para o próximo dia 19, caso não ocorram transferências das duas finais de Perdedores.
O União Centenário ainda, como campeão de Vencedores, já assegurou, no mínimo, o título de vice-campeão geral deste ano.
Detalhes
A partida final da Chave de Vencedores apresentou os seguintes principais detalhes técnicos:
União Centenário 5×3 Esquadrão GMC, com gols marcados por Mauro Sérgio, José Carlos, Adilso e Edson Santos (2) para os vencedores; Carlos e Júnior (2) para os vencidos; anormalidade – não houve, árbitro – Roberto Amaral.
União Centenário: Rodrigues, Igor, Elvis, Paulo Roberto, José Carlos, Bastos, Mauro Sérgio, Júnior e Edson Santos. Esquadrão GMC utilizou os seguintes jogadores – Jailson, Rafael, Dinizete, Poty Juarez, Oliveira, Santos, José Carlos, Marcelo, Polera, Clayton, Freitas, Rocha, Júnior e Fialho.
Ulbra/Lojas 5 Irmãos ganha os pontos
Em função do incidente disciplinar verificado ao final da partida entre o Cajuru FC e o Ulbra/Lojas 5 Irmãos, na tarde do último sábado, quando ambos jogavam uma das semifinais da Chave de Perdedores do "chavão" final de adultos, na qual, na altura dos 30 minutos da segunda fase – com a esquadra do Ulbra vencendo por 2×1 – houve invasão de campo e ameaças ao mediador da partida, a comissão organizadora, no mesmo dia, por volta das 20h30, acionou a presidência do Tribunal de Justiça Desportiva, para se orientar como proceder no fato, já que necessitava de uma solução para a partida da noite de amanhã, quando um deles – o Ulbra ou o Cajuru – tem que participar da primeira grande final da Chave de Perdedores.
O presidente do TEJD, uma vez inteirado do que consta na súmula do jogo entre Ulbra e Cajuru FC, proferiu o seguinte despacho:
"No caso presente, em face do que consta na súmula, tem-se que o árbitro atribuiu a responsabilidade de suspensão da partida aos atletas, técnico e dirigentes do Cajuru FC, que por sua vez foram nitidamente os responsáveis pela falta de garantia de sua continuação.
Dessa forma, esta presidência, de conformidade com a doutrina que rege essa matéria do futebol, considera o cotejo concluído, com o placarde de 2×1, adjudicando-se os pontos para o Ulbra/Lojas 5 Irmãos. Cumpra-se. Ass. Dr. Boleslau Sliviany, presidente do Tribunal Especial de Justiça Desportiva do Peladão/Tribuna."


