Um dia complicado na vida do Atlético Paranaense

O Atlético vive hoje um dia decisivo em seu inferno astral no campeonato brasileiro.

Além da proximidade com a zona de rebaixamento e do futebol ruim demonstrado nos últimos jogos, o clube sentará no banco dos réus do STJD (no qual poderá perder o mando de campo no Atletiba) e o conselho gestor vai explicar se comprou ou não proteção a fiscais do INSS para evitar a cobrança de uma dívida de R$ 355 mil. O presidente Mário Celso Petraglia, no entanto, acompanhará tudo à distância, já que, segundo informações do clube, ele está em viagem à Itália.

À tarde, os dirigentes do Rubro-Negro reúnem a imprensa no restaurante vip da Arena para esclarecer o envolvimento do nome do clube em desvios de verba (propinoduto) e corrupção no INSS do Paraná. De acordo com a assessoria de imprensa, estarão presentes para prestar esclarecimento todos os membros do conselho gestor, menos Petraglia, nome vinculado às irregularidades. Deverão estar presentes Antônio Carlos Romanoski, Edílson Shwansse Thiele, João Augusto Fleury da Rocha, Eudes Moraes, Francisco Alceu Faroni e Luís Alberto Küster.

Já à noite, o clube vai ter que se defender na esfera esportiva (leia-se STJD). Na partida contra o Cruzeiro, dia 13 de setembro, o árbitro Romildo Corrêa (SP) relatou o arremesso de objetos para dentro de campo pelo torcedores atleticanos, principalmente nas cobranças de escanteio do meia Alex. Segundo a súmula, foram jogados copos, pedras, rolos de pães e pilhas. O clube foi enquadrado no artigo 300 do CBDF, que prevê pena de perda de mando de campo até três partidas por não tomar providências e impedir desordens na praça de desporto. Caso seja penalizado, o clube pode ter que jogar o clássico contra o Coritiba, no mínimo, a 150 quilômetros da capital paranaense.

No mesmo banco também estarão sentados o zagueiro Tiago e o volante Douglas Silva. Os dois foram expulsos na mesma partida e também correm o risco de pegar um gancho no Brasileirão. Tiago é reincidente e está incurso no artigo 314 (atitude contrária à disciplina ou à moral) e pode pegar até quatro partidas de suspensão. Também correndo risco de desfalcar a equipe nas próximas rodadas, Douglas Silva está incurso no artigo 308 (jogada violenta). A pena para esse caso (agravado devido ao zagueiro Cris ter saído de campo machucado) é uma punição de até seis partidas.

Time alterado para amanhã

O Atlético faz hoje, efetivamente, o treinamento apronto para enfrentar a Ponte Preta, amanhã, no Moisés Lucarelli. As principais novidades deverão ser a volta do atacante Dagoberto à equipe titular após cumprir suspensão automática e da entrada do zagueiro Daniel no lugar de Tiago, suspenso. O volante Douglas Silva poderá ser utilizado, desde que não seja punido pelo STJD (veja matéria nesta página). Os trabalhos estão previstos para às 10h, no CT do Caju, já que, à tarde, a delegação embarca para Campinas.

Ontem, na reapresentação do elenco após o empate contra o Fluminense, sábado, na Arena, o técnico Mário Sérgio não esteve presente porque foi a São Paulo dar assistência a uma cunhada adoentada. Quem comandou os trabalhos foi o auxiliar-técnico Benê Ramos. O grupo que iniciou a partida contra o Fluminense (com exceção de Ivan) mais Fabrício, trabalhou na sala de musculação. O restante fez trabalho físico e com bola no campo 1.

Mesmo com tantos problemas, o atacante Dagoberto acredita que o trabalho poderá ajudar o time a reverter esse quadro nas 12 rodadas restantes. “Estamos trabalhando, mas as bolas não estão entrando. Eu acho que isso vai ter que acabar e com o trabalho vamos conseguir os objetivos logo”, apontou. De acordo com ele, não é a sua presença que determina o sucesso ou o fracasso do Furacão nas partidas. “Não vejo assim. Eu procuro fazer sempre o meu melhor dentro de campo”, declarou.

Aniversário

O atacante Ilan completou ontem três meses sem marcar um gol pelo Atlético. A última vez que ele anotou foi contra o Corinthians, dia 6 de julho, quando fez três numa mesma partida. Mesmo assim, o atacante continua sendo o artilheiro da equipe no Brasileirão, com 13 tentos.

Apito

O pernambucano Wilson Sousa de Mendonça (Fifa) comandará Ponte Preta x Atlético, amanhã, em Campinas. Ele será auxiliado pelos conterrâneos Jossemmar José Diniz Moutinho e Luciano Coelho Cruz.

Voltar ao topo