Última rodada com todos os jogos no mesmo horário

Todos os jogos da última rodada do Paranaense 2009 serão realizados no próximo domingo, às 15h40. A decisão foi tomada ontem, em reunião entre clubes, Federação Paranaense de Futebol (FPF), Polícia Militar (PM) e Ministério Público (MP).

Curitiba abrigará três partidas na rodada final: Atlético x Cianorte, Coritiba x Nacional e J. Malucelli x Paraná. Todos com influência direta na disputa pelo título. Fora da briga pelo troféu, Iraty e Paranavaí se enfrentam no interior.

Com Atlético e Coritiba lutando pela taça, a Baixada e o Alto da Glória devem receber grande público, com mais de 20 mil pessoas em cada estádio. A possibilidade de confronto entre as torcidas preocupa as autoridades.

A principal medida encontrada para diminuir o risco de brigas é segurar dentro do estádio a torcida campeã. Quem ver seu time levantar o caneco terá que esperar, pelo menos, mais 90 minutos após o apito final, antes de voltar para casa.

“Foi uma condição para a realização de jogos no mesmo horário. Quem for ao estádio já terá o conhecimento da necessidade de aguardar uma hora e meia, caso seu time seja campeão”, diz o promotor de Justiça Maximiliano Deliberador.

Ao final dos jogos, a FPF levará ao estádio do time campeão o troféu e as medalhas, para que a torcida assista à premiação pelo título. Clubes e FPF assumiram a obrigação de informar os torcedores da obrigatoriedade de permanecer 90 minutos nas arquibancadas após a partida.

Risco

O assunto já havia causado polêmica neste estadual. No início da 2.ª fase, quando a FPF marcou jogos para o mesmo dia e horário em Curitiba, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) interveio, exigindo alteração da tabela.

Ontem, através de sua assessoria de imprensa, a Sesp disse que não iria se pronunciar. Mas, segundo Deliberador, o órgão já concordou com as diretrizes adotadas para a última rodada. “Durante a reunião, o secretário Luiz Fernando Delazari deu seu aval por telefone”, afirma o promotor.

Mesmo com todas as providências planejadas, Deliberador admite que é um risco a realização de partidas em horários simultâneos, em Curitiba. “Para a segurança da população, o melhor é que os jogos aconteçam em dias diferentes. Mas este é um caso excepcional. A PM estará nas ruas com um grande efetivo e uma atenção especial. A partir do ano que vem, vamos participar da elaboração da tabela, para que essa situação não se repita”, conclui o representante do MP.