Depois de três anos, a Universidade Federal do Paraná volta a conquistar o título de campeã geral dos Jogos Universitários do Paraná (JUP?s). O último título da UFPR foi em 2001. Mesmo sem a definição do futsal masculino (jogo realizado entre a UFPR e o Dom Bosco na noite de ontem (após o fechamento desta edição), a instituição garantiu o primeiro lugar geral, somando 144 pontos, com 13 pontos de vantagem sobre a Tuiuti, que havia se sagrado campeã nos dois últimos anos. A terceira posição coube à PUC. A melhor equipe do interior foi a UEL que ficou com o quarto lugar, seguida da UEM, a quinta no geral.

A Federal conquistou o título em quatro modalidades, natação masculino e feminino, basquete masculino e xadrez masculino. De acordo com o coordenador técnico da equipe da Federal, professor Roberto Luiz Cavagnari, o título só foi possível graças a algumas surpresas da sua delegação, como nos títulos da natação masculina e feminina e do vôlei feminino. “O vôlei e as duas categorias da natação foram três títulos inesperados. Por outro lado, o basquete feminino foi uma decepção. As meninas só se reuniram para a competição”, comenta.

Cavagnari acredita que os Jogos Universitários ganharão mais força nos próximos anos em função da boa organização encontrada na edição deste ano. “Com o apoio da Paraná Esporte que tem como objetivo tornar o esporte universitário uma força e com a nova diretoria da FPDU (Federação Paranaense de Desportos Universitários), os JUP?s devem voltar a ser o que eram anos atrás”, diz.

Ele destaca ainda que as instituições de ensino superior estavam com receio de participar da competição. “Para nós foi uma surpresa. A Federal mesmo já se negou a participar dos Jup?s por falta de organização. E este ano foi tudo muito diferente.”