Ucrânia goleia líder Montenegro e ajuda Inglaterra

A Inglaterra não entrou em campo nesta sexta-feira pelas Eliminatórias Europeias da Copa de 2014, mas pôde comemorar um bom resultado. Líder do Grupo H, Montenegro perdeu em casa para a Ucrânia, por 4 a 0, o que ajudou os ingleses, que estão em segundo lugar nessa chave.

Montenegro lidera com 14 pontos, mas agora tem um jogo a mais do que a Inglaterra, que soma 12 pontos – ainda faltam quatro rodadas para definir o primeiro colocado da chave, que garante vaga direta na Copa. A Ucrânia, por sua vez, subiu para o terceiro lugar, com 11.

No outro jogo do Grupo H disputado nesta sexta-feira, a Moldávia empatou em casa com a Polônia, por 1 a 1, e chegou aos cinco pontos, em penúltimo lugar – está apenas na frente do lanterna San Marino, ainda sem pontuar. Já os poloneses, com nove pontos, ocupam a quarta posição.

No jogo em Podgorica, todos os gols saíram no segundo tempo. Mesmo com um jogador a menos, após a expulsão de Zozulia, a Ucrânia abriu o placar aos sete minutos com Garmash. Montenegro também ficou com um jogador a menos – Volkov levou vermelho – e levou 2 a 0 aos 32, com Konoplyanka.

A situação de Montenegro ficou ainda pior aos 34 minutos, quando Pavicevic também foi expulso. Aí, a Ucrânia chegou facilmente à goleada, marcando mais dois gols com Fedetskiy, aos 40, e Bezus, aos 47. Assim, a goleada ucraniana acabou ajudando a Inglaterra na luta pela liderança.

OUTRAS CHAVES – No Grupo I, o mesmo de Espanha e França – as duas campeãs mundiais não jogaram, mas disputam a liderança -, houve apenas um jogo nesta sexta-feira. A Finlândia recebeu a lanterna Bielo-Rússia e venceu por 1 a 0, chegando aos cinco pontos, em terceiro lugar.

No Grupo G, a Bósnia-Herzegovina manteve a liderança isolada ao golear a Letônia, mesmo fora de casa, por 5 a 0. Assim, chegou aos 16 pontos em seis rodadas. O segundo lugar é da Grécia, que visitou a Lituânia nesta sexta-feira e fez 1 a 0, passando a ter 13 pontos.

A disputa pela liderança do Grupo G parece restrita a Bósnia-Herzegovina e Grécia. Também nesta sexta-feira, a terceira colocada Eslováquia decepcionou e só empatou fora de casa com o inexpressivo Liechtenstein, por 1 a 1, o que a deixou com nove pontos.