Twente é campeão holandês pela primeira vez na história

Foram longos 45 anos desde a fundação do clube, mas enfim os torcedores do Twente puderam comemorar o primeiro título do Campeonato Holandês neste domingo. Para conseguir o feito histórico, a equipe da cidade de Enschede não se importou com a pressão do segundo colocado Ajax, que ficaria com a taça em caso de tropeço do rival, e venceu o NAC Breda por 2 a 0, fora de casa, pela última rodada.

A vitória deixou o Twente com 86 pontos ao final do Holandês, um a mais que o Ajax. Pela última rodada, o time de Amsterdã também não decepcionou e goleou o NEC Nijmegen, fora de casa, por 4 a 1, com dois gols do uruguaio Luis Suárez – o atacante somou 35 gols e terminou como artilheiro da competição.

Além do título, o Twente pôde comemorar a vaga garantida na fase de grupos da Liga dos Campeões, outro feito inédito. Já o Ajax terá que disputar a fase preliminar da competição europeia. Apesar da perda do título, o time da capital terminou o Holandês com a incrível marca de 106 gols marcados em 34 rodadas, terminando com 86 de saldo.

A conquista do Twente também marcou a volta por cima do técnico inglês Steve McClaren. Treinador da Inglaterra no período pós-Copa do Mundo de 2006, McLaren acabou demitido após não conseguir classificar a seleção inglesa para a Eurocopa de 2008.

“Fantástico. Nós merecemos isso”, disse o técnico depois da confirmação do título. “O Ajax estava chegando, mas nós seguimos vencendo. É inacreditável”, resumiu McLaren, que viu o principal concorrente à taça emendar uma longa sequência de vitórias na reta final do Holandês.