Turcos recebidos como heróis em Istambul

Ancara (AE) – Depois de terminar em terceiro lugar na segunda participação do país em copas, os jogadores da seleção turca foram recebidos no domingo, no aeroporto de Istambul, como heróis nacionais. O avião da delegação foi escoltado, no espaço aéreo turco, por um jato F-16 das Forças Armadas do país.

Milhares de torcedores usando a camisa vermelha foram até o aeroporto para saudar a seleção. Num palanque armado nas proximidades, os jogadores apresentaram a medalha de terceiro colocado e agradeceram aos aplausos do público.

“Essa equipe forçou o mundo a ter na memória os nomes dos turcos”, festejou ontem o principal jornal da Turquia, o Hurriyet. “Assistimos a esta façanha com orgulho e nos juntamos de coração à celebração desses bravos jogadores”, declarou, num comunicado oficial, o chefe-geral das Forças Armadas, general Hussein Kivrikoglu.

O Ministério do Tesouro do país emitiu, também ontem, um comunicado no qual informou que moedas comemorativas seriam cunhadas e postas à venda em homenagem à campanha da seleção turca na Copa do Mundo.

O diretor da Casa da Moeda turca, Turgul Bilen Unal, afirmou que mil dessas moedas foram produzidas ontem mesmo e já estão à disposição do público. Nos próximos dias, serão cunhadas outras 300 mil, que estarão à venda pelo equivalente a US$ 1. Num dos lados, a moeda traz o nome dos 23 jogadores da seleção, do treinador, Senol Gunes, e do presidente da federação de futebol, Haluk Ulusoy. Na outra, há a bandeira turca com as inscrições: “República da Turquia, Copa do Mundo, terceira melhor equipe.”

Voltar ao topo