Tumulto adia decisão do Peladão/Tribuna

Infelizmente, forte arruaça provocada por alguns elementos presentes no Parque Peladeiro, sábado último, quando da rodada final do Peladão/Tribuna, obrigou a que o jogo principal, a decisão de adultos entre União Centenário e Canto do Rio, não chegasse ao seu final.

Foi suspensa aos 8 minutos do segundo tempo, pelo mediador do jogo, no momento em que o marcador acusava 1×0 para o União Centenário. O 1.º tempo transcorreu normal, período em que o União Centenário marcou seu gol.

Porém, aos 8 minutos da segunda fase, houve invasão de campo da parte dos torcedores do time que vencia e uma agressão ao árbitro do jogo pelo atleta Mauro Sérgio, do União Centenário.

De imediato houve forte invasão de campo, com torcedores do União Centenário subindo e pulando o alambrado para dentro do campo para agredir atletas adversários, o que provocou, incontinente, também reação dos dirigentes e atletas do Canto do Rio, que passaram a revidar as agressões.

Tudo isso aconteceu, infelizmente, pela falta de policiamento, que fora solicitado pela Tribuna do Paraná, ainda no dia 17/11, segunda-feira passada, conforme consta nos ofícios que havíamos encaminhado aos comandos do 20.º Batalhão da PMPR e do Regimento Coronel Dulcídio, explicando, inclusive, que se tratava de rodada final e de três grandes decisões.

O que nos causa estranheza é que em rodadas anteriores o policiamento sempre compareceu, garantindo a tranqüilidade de todos. No caso de sábado passado, não há o que comentar, mas tão-somente a lamentar a falta de policiamento solicitado. Unidades móveis da PMPR compareceram ao Parque após o tumulto ser deflagrado.

Inclusive, há quem afirme que houve disparo de arma de fogo, em que pese o parque estar cheio de crianças e mulheres, tanto que, no sábado, foram realizados todos os jogos finais das categorias mirim, infantil e juvenil, além de uma partida feminina.

Nas próximas horas deverá haver pronunciamento do TEJD, já que pela súmula, o União Centenário foi enquadrado no Artigo 39 do regulamento. A referida súmula reza: “Aos 8 minutos do 2.º tempo houve invasão de campo pela torcida do União Centenário, a qual atirou foguetes nos jogadores adversários. Um torcedor começou a agredir os jogadores adversários, o mesmo compunha a torcida do União Centenário. Após essa invasão, vários torcedores pularam o alambrado, então a torcida adversária (Canto do Rio) também invadiu em defesa dos atletas da equipe do Canto do Rio. Foi expulso Mauro Sérgio, o qual não assinou a súmula. Mas é atleta da equipe do União Centenário, que invadiu o campo durante o jogo no 1.º tempo e agrediu o árbitro com uma cabeçada no peito”. Assinaram a súmula o árbitro e os dois auxiliares. O documento de jogo será encaminhado ainda hoje para o presidente do tribunal especial de Justiça, dr. Boleslau Sliviany, para os devidos fins.