o tênis de mesa brasileiro teve um dia de bons resultados no Aberto da República Checa, que está sendo realizado em Olomuc. Nesta sexta-feira, Gustavo Tsuboi e Bruna Takahashi conquistaram a medalha de bronze no torneio de duplas mistas. Já Hugo Calderano avançou às quartas de final da chave masculina do torneio que faz parte do circuito mundial da modalidade.

continua após a publicidade

A medalha de Tsuboi e Bruna foi assegurada nas quartas de final, quando eles superaram os alemães Dang Qiu e Nina Mittelham, por 3 a 0 (11/8, 11/8 e 11/7). E a cor da medalha, o bronze, foi definido na fase seguinte, as semifinais, quando eles perderam para os japoneses Jun Mizutani e Mima Ito, também por 3 a 0 (11/9, 11/6 e 11/2).

Na campanha, nas fases anteriores, os brasileiros haviam passado por Adam Szudi e Szandra Pergel, da Hungria, por 3 a 2, por Dana Cechova e Tomas Tregler, da República Checa, também por 3 a 2, e pelos belgas Lisa Lung e Cedric Nuytinck por W.O.

Já Hugo Calderano se colocou nas quartas de final da chave de simples na República Checa ao derrotar o indiano Sathiyan Gnanasekaran, o número 30 do mundo, por 4 a 0 (12/10, 11/6, 11/9 e 11/7). Antes, o número 6 do ranking mundial havia derrotado Tsuboi por 4 a 1 (11/5, 12/10, 11/9, 4/11 e 11/6).

continua após a publicidade

“O Hugo fez um bom jogo, muito sério, pois ele teve o controle total da partida e não foi fácil manter essa qualidade durante quatro sets. A chave no final dos dois sets equilibrados foi a concentração do Hugo. O indiano é um jogador forte, mas um pouco passivo. Então, os momentos decisivos dependeram bastante do nível do Hugo. Não errar, mas jogar de forma ativa o suficiente para fechar. Ele pode ficar satisfeito com o desempenho. Teve pouco tempo após os Jogos Pan-Americanos para se recuperar, e até agora está desenvolvendo um bom jogo”, afirmou técnico Jean-René Mounie.

Em busca de uma vaga nas semifinais, Calderano vai enfrentar o russo Alexander Shibaev, 65° do ranking, neste sábado, às 11h45 (horário de Brasília). Em caso de triunfo, o brasileiro vai enfrentar nas semifinais o vencedor do duelo entre os alemães Dimitrij Ovtcharov e Patrick Franziska.

continua após a publicidade