O francês Jo-Wilfried Tsonga se classificou neste sábado para a decisão do Torneio de Marselha, que dá 250 pontos ao campeão, ao derrotar o sérvio Novak Djokovic por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/1), em 1 hora e 25 minutos. Com a vitória de Tsonga, já é certo que um tenista francês vencerá o Torneio de Marselha. A outra semifinal será disputada entre Gilles Simon e Michael Llodra.

A vitória de Tsonga confirma a supremacia do francês no duelo com Djokovic. Esta foi a quinta partida entre os dois tenistas, com quatro vitórias de Tsonga que, no entanto, foi derrotado na partida mais importante: a decisão do Aberto da Austrália, em 2008.

Tsonga entrará em quadra no domingo em busca do segundo título da temporada. Antes, ele havia sido campeão do Torneio de Johanesburgo, na África do Sul. Enquanto isso, Djokovic segue sem disputar uma final em 2009. Antes de Marselha, o número 3 do mundo foi eliminado na primeira rodada do Torneio de Brisbane, na semifinal em Sydney e nas quartas-de-final do Aberto da Austrália.