Brasileirão

Trio de Ferro faz pior campanha na era de pontos corridos

A campanha dos três times paranaenses neste início de campeonato Brasileiro é preocupante. Com apenas três pontos conquistados de 27 disputados, Coritiba e Atlético dividem as últimas posições na Série A e o Paraná é o 18.° na Segundona. É a pior campanha do futebol paranaense, somado os três times, na era dos pontos corridos.

Para o torcedor mais desanimado e desacreditado, o Furacão já esteve bem pior desde que o campeonato passou a adotar a fórmula dos pontos corridos. Em 2005, quando disputava a Libertadores da América, o rubro negro perdeu as seis primeiras partidas e só foi vencer na 11.ª rodada. Contra quem? Contra o Coritiba e de time reserva porque priorizava a competição continental. O Atlético terminou esse Brasileirão na 6.ª posição, com 61 pontos ganhos.

O Verdão do Alto da Glória faz campanha semelhante a do rival, mas a prioridade do Coxa é a disputa da Copa do Brasil e por isso o Brasileirão está sendo disputado com um time misto. No ano de 2003, o Coritiba somou apenas um ponto nas quatro primeiras rodadas até conseguir vencer o Figueirense na rodada seguinte. A boa notícia para torcida coxa-branca é que neste ano o Alviverde terminou o campeonato na 5.ª colocação e se classificou para a Copa Libertadores da América.

A fase do Paraná Clube não é boa, mas foi ainda pior no ano passado. O Tricolor perdeu as duas primeiras, empatou as quatro seguintes e só foi vencer na 7.ª rodada, contra o ABC, por 1 a 0. O restante do campeonato foi bastante desgastante para o Paraná, que teve que conviver com o fantasma da Série C, mas nas últimas rodadas recuperou-se e terminou na 11.ª posição.

Os clubes do Estado do Paraná conseguirão a recuperação? Há chances de título ou de Libertadores? Algum clube corre o risco de cair?

Deixe sua opinião no Voz da Geral