Sem ainda poder bater na bola e acompanhando de longe os jogos do Tricolor, o artilheiro Leonardo não vê a hora de novamente poder calçar as chuteiras e pisar no gramado vestindo a camisa do Paraná Clube. Já são quase oito meses de ?estaleiro?, num processo desgastante de recuperação de um problema no púbis. Agora, o atacante já vislumbra um prazo real para a sua total recuperação clínica e física. ?Dentro de 60 dias, estarei em campo, ajudando o time?, garante.
A via crucis de Leonardo foi terrível. Desde o seu afastamento do time do Flamengo em outubro do ano passado até as três intervenções cirúrgicas as quais se submeteu nos últimos meses. Leonardo voltou ao Paraná no início do ano e era apontado pela diretoria como o substituto de Josiel, recentemente negociado com o futebol árabe. Afinal, Leonardo tem identidade com o clube e com a torcida. Em 2006 foi o artilheiro do título paranaense e um dos pontos fortes do time que chegaria à Libertadores da América.
Porém, o retorno do jogador foi marcado por uma série de problemas. O tratamento convencional não surtiu o efeito desejado e a saída foi a intervenção cirúrgica para a correção do problema no púbis do atleta. Isso ocorreu em 13 de fevereiro, com a previsão de retorno aos trabalhos em dois meses. Só que o caso teve complicações. Uma infecção no local fez com que poucas semanas depois Leonardo precisasse passar por nova cirurgia. O tratamento não deu resultado e a cada tentativa do jogador de um trabalho mais pesado, as dores retornavam de forma intensa.
Leonardo foi para Minas Gerais. Lá, no mês passado, após a terceira cirurgia, viu a infecção desaparecer, abrindo caminho para a total recuperação. ?Agora, graças a Deus, estou melhor?, afirma o jogador, que está liberado para trotar ao redor do gramado. ?É o primeiro passo. É uma tortura ver os companheiros treinando sem nem poder bater na bola. Mas isso vai mudar?, avisa o goleador. Leonardo espera estar apto a trabalhos mais fortes dentro de 40 dias e se as previsões se confirmarem, dentro de dois meses ele estará de volta aos gramados.
?Já perdi 2kg, dos 5kg que ganhei nesse período?, comentou Leonardo. ?Com os trabalhos do Solivan Dalla Valle, o preparador físico, espero estar em forma o quanto antes?, afirmou. A tendência é que o atacante fique à disposição do técnico Paulo Bonamigo a partir da 13.ª rodada da Série B, quando o Paraná enfrenta, em casa, o Barueri (22/07). ?Hoje, me sinto como um menino de 17 anos, ali, na beira do gramado, vendo os caras treinando. Meus olhos até brilham. Mas, logo vou estar lá, batendo na bola e marcando gols?, encerrou o atacante, cheio de esperança.