Tricolor projeta 2013 com número menor de sobressaltos

O Paraná Clube projeta para 2013 uma temporada “normal”. Novamente na elite do futebol estadual, o Tricolor terá um calendário regular a partir de 20 de janeiro. Desta vez, não terá que criar nenhuma engenharia especial para atender seus compromissos pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B. Com receitas melhor distribuídas, tentará exorcizar o clima de incerteza que pairou sobre o clube em 2012. “A temporada inteira foi difícil. Os problemas vieram à tona na reta final da Série B, mas nada foi fácil em 2012”, disse o superintendente Celso Bittencourt. “Primeiro, não tínhamos jogos e também não tínhamos time. Depois, vieram as competições simultâneas. Tudo isso com receitas já comprometidas”, recordou.

Em 2012, além de não receber a cota de tevê do Paranaense, o clube ainda teve parte dos vencimentos do Brasileiro comprometida por conta de uma dívida com o Vitória da Bahia. “Isso nos deixou de mãos atadas em alguns momentos, exatamente quando os nossos adversários tinham condições de investir em reforços”, admitiu Bittencourt. Por conta desse quadro, o clube decidiu não comprometer o orçamento de 2013 e “arriscar a sorte” com o grupo que tinha, sem contratações. Na prática, o Paraná cumpriu a Série B sem sustos e fechou o ano numa modesta 10.ª colocação. Apesar do desempenho similar ao dos últimos anos, é possível detectar algumas diferenças.

O Paraná, desta vez, não terá que arcar com dezenas de indenizações por conta da dispensa de atletas. Durante o ano, as únicas dispensas foram as de André Vinícius, Douglas Tanque e Elias, devolvidos ao Corinthians, sem qualquer ônus. Além disso, o Tricolor revelou atletas como Alex Alves e Luisinho e fecha o ano com a real possibilidade de manter uma base para o Paranaense. Faltando poucas renovações, a diretoria projeta de três a cinco contratações, apenas para a largada do Estadual.

Na cabeça do presidente Rubens Bohlen, a maioria do grupo que se apresenta no dia 2 de janeiro estará presente também na disputa da Série B. “Estamos projetando a temporada como um todo. É claro que o Estadual permite algumas apostas, mas não vamos encher a prateleira”, avisou o dirigente paranista. O elenco paranista para a disputa do Campeonato Paranaense será conhecido no próximo dia 19 de dezembro, durante o jantar de 23 anos do Paraná Clube.