Tricolor pode fazer sua melhor largada na Segundona

Um bom resultado fora de casa, amanhã, às 21h, no Frasqueirão-, diante do ABC, pode valer ao Paraná Clube uma aproximação ao G4 da Série B. A 15.ª rodada coloca os principais concorrentes do Tricolor jogando também fora de casa. Superar o time potiguar também deixaria o caminho aberto para o time de Ricardinho quebrar sua melhor marca em um 1.º turno da Segundona, desde a sua queda, em 2007. A meta é superar os 30 pontos.

Nas quatro edições anteriores da Série B, o Paraná só chegou aos 28 pontos em um turno. Isso ocorreu no ano passado. Porém, o clube não sustentou o desempenho no returno (fez somente 24 pontos) e terminou a disputa num modesto 13.º lugar, com 52 pontos – 9 a menos que o Sport, 4.º colocado e último a conseguir o acesso. Diante do ABC, o Tricolor tenta recuperar os pontos perdidos em casa, na terça-feira passada, para o Avaí.

A rodada marca, além de um confronto direto – o clássico Joinville x Criciúma -, jogos fora de casa para os concorrentes diretos do Paraná. Goiás e América-RN jogam hoje à noite, contra os mineiros Ipatinga e Boa Esporte, respectivamente. Amanhã, o São Caetano encara o Atlético, em Paranaguá, e o América-MG vai a Arapiraca enfrentar o ASA.

O técnico Ricardinho mantém a postura de focar exclusivamente seu jogo, não dando importância a essas combinações. “De nada adianta torcer pra esse ou aquele resultado se você não fizer a sua parte. Precisamos desse resultado e vamos atrás dessa vitória”, disse o treinador, que, ao contrário de outros técnicos, que estabelecem até minimetas (normalmente 7 pontos a cada quatro jogos) trabalha jogo a jogo, sempre mirando a vitória.

Até aqui, em casa ou fora, o Paraná sempre teve uma postura ofensiva. Nos detalhes, porém, o Tricolor não conseguiu traduzir o bom futebol em pontos contra Bragantino e São Caetano (empates) e Vitória e Criciúma (derrotas). Além desses jogos, o Paraná, como visitante, venceu o Barueri (2 x 1) e perdeu para o Goiás (2 x 0). “Temos que somar pontos fora. Só assim vamos atingir a nossa meta”, disse o zagueiro Alex Alves. Com 22 pontos e na 8.ª posição, o Tricolor corre atrás de pelo menos três vitórias. Nessa trajetória, os confrontos serão todos contra equipes que têm campanhas inferiores. O que deixa o time de Ricardinho no fio da navalha. Se vencer, encosta nos líderes. Mas no caso de novos insucessos, poderá ver a indesejável aproximação dos retardatários.