Tricolor joga o Paranaense de olho na Copa do Brasil

Mirando a Copa do Brasil, o técnico Toninho Cecílio faz do jogo desta tarde, às 15h, no Érton Coelho Queiroz, um teste para o duelo frente ao São Bernardo-SP. Contra o Cianorte, na penúltima rodada do Campeonato Paranaense, adota o 3-5-2 e projeta um time com maior qualidade na saída de bola. Além da nova concepção tática, o Paraná Clube terá retornos importantes, em especial Gabriel Marques e Reinaldo, há tempos fora de ação. “O nosso momento aponta para esta necessidade”, disse Toninho Cecílio.

O treinador explica que não gostou do comportamento do time no primeiro jogo da Copa do Brasil, na semana passada, e por isso decidiu mexer na estrutura da equipe. “Gosto de uma linha de quatro. Mas vejo que talvez nesse novo posicionamento a gente tenha um ganho. Em especial pelas características do Gabriel Marques e do Alex Alves”, definiu.

Para Cecílio, o sistema com três zagueiros só é interessante com uma marcação bem avançada, agressiva. Por isso, optou por escalar Gabriel Marques, lateral de origem, como um zagueiro pela direita. “Com isso, vamos ter, na teoria, uma melhor saída de bola pelos lados”, comentou. Anderson, como líbero, será o coordenador desta estratégia de jogo. “Ele vai ter a condição, como homem da sobra, de orientar aqueles que estarão pela direita compondo as alas. Na direita, com o Gabriel e o Neto; na esquerda, com o Alex Alves e o Gilton”, explicou o treinador.

Com uma zaga teoricamente mais encorpada, Toninho pretende dar maior liberdade aos jogadores de meio-campo. Tanto que trocou Zé Luís por Dudu. “O Dudu está treinando muito bem. Ganhou força e é um garoto que faz muito bem a virada de jogo”. Outra novidade neste sistema está na dinâmica do ataque. Júlio César foi sacado para a entrada do terceiro zagueiro e Carlinhos não terá que acompanhar o lateral adversário. “Ele terá maior liberdade para flutuar pelos dois lados do campo e municiar o Reinaldo”, confirmou Cecílio.

Já a presença de Reinaldo é a certeza de maior “poder de fogo”. Mesmo tendo disputado poucos jogos – resultado de um desequilíbrio muscular -, ele ainda é o artilheiro do clube na temporada, com 4 gols. “A ideia é fazer com que ele ganhe ritmo neste jogo, visando a partida contra o São Bernardo”, concluiu Toninho.