Tricolor encara líder da Série B de igual para igual

O técnico Ricardinho assumiu o comando do Paraná Clube há seis meses. Nesse período, comandou o time por 33 vezes e demonstrou claramente que é avesso à retranca. Gosta, sim, de um time bem posicionado, que encurta distâncias e valoriza a posse de bola. Pois essa será a estratégia para parar o líder Criciúma e o artilheiro Zé Carlos, que por causa dos 14 gols marcados já é chamado de “Zé Gol”. O Tricolor entra em campo amanhã, às 16h20, no Heriberto Hülse, preocupado em mostrar um bom futebol e, a partir daí, buscar a 6.ª vitória na Série B do Brasileirão. “Em casa ou fora, o time tem que ter um padrão de jogo. É isso que o Ricardinho pede e é isso que estamos procurando executar”, destacou o lateral-esquerdo Fernandinho, que retorna à equipe após cumprir suspensão. “Tem treinador que por jogar fora coloca mais volantes, mais zagueiros. Mas pra quê? Torcida não entra em campo e o importante é você ter disciplina tática”, resumiu o jogador.

Os números de Ricardinho são expressivos. Foram, até aqui, 21 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Nesta trajetória de 70,7%, a equipe só levou três ou mais gols em três oportunidades: derrotas para Palmeiras (4 x 0) e Vitória (4 x 3) e empate com o Bragantino (3 x 3). “O time assimilou muito bem a estratégia aplicada pelo Ricardinho. E ainda vejo a equipe num momento de crescimento”, ponderou o zagueiro Anderson. Na semana passada, sem contar com os volantes Zé Luís e Ricardo Conceição, lesionados, o treinador optou por adaptar o meio-campo Welington à condição de segundo volante e posicionar Cambará – normalmente um segundo volante – à frente da zaga. “É mais fácil fazer um jogador de criação ocupar os espaços, ajudando na marcação, do que fazer um atleta de desarme criar jogadas”, prega Ricardinho, sempre cobrando insistentemente que seu time tenha posse de bola. É com essa postura que o Paraná vai encarar, de frente, o Criciúma. “É jogo difícil. Mas temos que procurar impor nosso jogo. Senão você fica apenas na defensiva e sem alternativas de ataque”, disse Fernandinho. “Nosso time também tem qualidade e o Criciúma terá que nos marcar”, avisou.

Em relação à partida anterior, as únicas mudanças serão as voltas de Fernandinho e Luisinho. Eles entram nas vagas de Wendell Borges e Geraldo. Hoje, o Tricolor realiza o treino apronto, já em Santa Catarina.