O Paraná Clube retorna amanhã, às 21h, na Arena Independência, à disputa da Série B, mas mesmo sem entrar em campo já ganhou uma posição na classificação. A derrota do Bragantino, na terça-feira, fez o Tricolor pular do 7.º para o 6.º lugar. Uma vitória sobre o América-MG poderá valer o ingresso no G4 da competição. Com mais três pontos, o time de Dado Cavalcanti fecharia a 7.ª rodada, na pior das hipóteses, na 5.ª colocação.

O treinador paranista prevê jogo duríssimo, mas demonstra confiança no potencial do grupo. “Sempre coloquei o América como um dos fortes candidatos ao acesso. Então, não será fácil. Mas creio que trabalhamos muito bem nessa intertemporada e o Paraná deve voltar mais forte”, analisou Dado Cavalcanti. Nas semanas recentes, todos os trabalhos foram voltados a uma evolução ofensiva da equipe, que terá exatamente a mesma formação das rodadas antes do recesso. “Iniciaremos assim. É claro que hoje já temos novas opções e ajustes são naturais. Vejo o time muito sólido para largar bem nesta nova etapa”, completou.

O crescimento ofensivo será, na visão do treinador, um reflexo natural do maior entrosamento da dupla de ataque. Léo e Paulo Sérgio farão, amanhã, apenas o terceiro jogo lado a lado. Além disso, Dado Cavalcanti espera uma “mecânica ofensiva” mais eficiente, contando com as aproximações de meias, laterais e até volantes. “Quando o ataque não funciona, não é apenas porque os atacantes não estão fazendo gols. Se hoje temos uma das melhores defesas, é mérito de todos, do esquema bem definido. O mesmo vale para o setor ofensivo”, lembrou o volante Édson Sitta.

Até aqui, o Paraná fez apenas quatro gols nesta Série B. É o segundo pior desempenho, à frente somente do “lanterna” ABC. “Não fomos bem neste fundamento. Porém, mesmo assim nos mantivemos numa posição interessante na classificação. Não tenho dúvidas: vamos melhorar”, cravou Dado, que contará ainda com o experiente Reinaldo na composição do banco de reservas. Finalizador nato, ele está recuperado das lesões que comprometeram seu desempenho nesta temporada.