Tricolor empata e vai pra zona do rebaixamento

Eletrizante, com dois tempos distintos, viradas no placar, três bolas na trave, quatro gols, duas expulsões, pênalti defendido e duas expulsões, sendo que uma delas numa bobeira do goleiro. Esse foi o retrato do jogo de ontem à tarde no Albino Turbay, em Cianorte, onde Cianorte e Paraná empataram em 2 a 2. O Paraná soma agora 3 pontos, e ocupa a 15.ª posição, na zona de rebaixamento. O Cianorte, com 5 pontos, está no 9.º lugar.

No 1.º tempo o time da casa foi melhor. O Cianorte começou infernizando a defesa do Paraná. Antes do primeiro minuto, o Leão do Vale bateu uma falta do lado direito do ataque. A defesa do Tricolor só ficou olhando. Fernandinho pegou a bola quase na pequena área, mas se atrapalhou na hora de tentar virar para o gol. Foi só o primeiro dos vários sustos do Paraná. Aos 6 minutos, desta vez pelo lado esquerdo do ataque, Marquinhos e Edu tabelam, mas na hora da conclusão o camisa 9 bateu fraco, para defesa do goleiro Fabiano. Nos 10 primeiros minutos a equipe da casa dominou as principais ações.

O Paraná tentou em duas oportunidades pelo lado direito do seu ataque, com Vandinho, mas sem perigo.

Aos 16 Aldair tentou surpreender o Paraná. O meia recebeu do lado direito e bateu para o gol, mas Jumar conseguiu cortar. Aos 21 não teve jeito. Aldair cobrou uma falta do lado esquerdo do ataque. O chute com estilo saiu forte, passou pela barreira e entrou no canto esquerdo do goleiro Fabiano. 1 a 0 Cianorte.

A resposta do Tricolor veio no minuto seguinte. Vandinho chutou forte. A bola subiu, passou pelo goleiro e acertou o travessão do Cianorte. O atacante Massaro pegou a sobra, mas na hora de bater para o fundo das redes, chutou em cima do goleiro Danilo. Na cobrança de escanteio de Cristian, a bola raspou na cabeça de um zagueiro, tirou Danilo da jogada bateu no volante Fábio e foi pra o gol. Paraná 1 a 1.

Aos 29 foi a vez de Jumar carimbar a trave do Cianorte num chute de fora da área. Porém aos 32 foi a vez da sorte bafejar o time do treinador Cláudio Tencati. Marquinhos recebeu um belo lançamento e foi em direção a área. O goleiro Fabiano tentou cortar, mas derrubou o atacante do Cianorte. Héber Roberto Lopes marca pênalti. Edu se encarrega da cobrança e bate a meia altura no canto esquerdo. Fabiano se estica e toca na bola, que vai para escanteio.

Aos 45 minutos Giuliano testa a elasticidade do goleiro do Cianorte. O meia chuta de esquerda, a bola vai em direção ao ângulo esquerdo de Danilo que voa para espalmar e evitar o segundo gol paranista.

No 2.º tempo, mais emoções. O Paraná volta melhor. Além da substituição feita ainda na 1.ª etapa, com a saída do lateral Araújo e a entrada de Luís Henrique, o Tricolor estava mais aceso em campo. Melhor posicionado, começou a pressionar o adversário.

Aos 9 outra bola na trave. Desta vez com Edu batendo rasteiro e acertando a trave do Paraná. Aos 13 Vandinho chuta e Danilo defende. Três minutos depois Vandinho saiu para o abraço. O atacante, que virou ala-direita no jogo, recebeu na área e bateu forte, cruzado, sem chances pra o goleiro do Cianorte. Mas antes o melhor lance do jogo. Nem roubou a bola na defesa, tocou para Cristian que saiu em velocidade, passou por dois adversários batendo para a esquerda, onde estava Giuliano. O meia paranista inverteu a jogada lançando para o outro lado, onde estava Vandinho. Paraná 2 a 1.

No momento seguinte, Thiago deu um carrinho em Jeff e foi expulso. Com um jogador a mais em campo, o Tricolor passou a mandar ainda mais no jogo. Em outros dois lances, quase amplia com Jeff e Luís Henrique.

Mas o que parecia ser a primeira vitória do Paraná na competição, começou a desmoronar aos 33. Fabiano demorou para repor a bola em jogo e levou cartão amarelo. Como já tinha um pelo pênalti cometido no 1.º tempo, recebeu o cartão vermelho, deixando as duas equipes iguais em campo em número de jogadores.

Aos 37 Fernandinho testa o goleiro Luís Carlos, que havia entrado no lugar de Cristian, com a expulsão de Fabiano. O meia do Leão do Norte acerta um petardo e a bola entra no canto alto do gol do Paraná. Cianorte 2 a 2.

Nos minutos finais da partida, as duas equipes ainda tentaram buscar a vitória, mas o cansaço acabou prevalecendo.

Paranaense 2008

4.ª rodada – 1.ª fase

Cianorte 2×2 Paraná

Cianorte

Danilo; Jederson (Neilson), Thiago, João Marcelo (Diego) e Wagson (Edimar), Davi, Fábio e Fernandinho; Marquinhos e Edu. Técnico: Cláudio Tencati.

Paraná

Fabiano Heves; Araújo (Luís Henrique), Leonardo Dagostini, Nem e Wellington; Léo, Jumar, Giuliano e Cristian (Luis Carlos); Paulo Massaro (Jeff) e Vandinho. Técnico: Saulo de Freitas.

Local: Albino Turbay, ontem, em Cianorte.

Público: 1.370 pagantes.

Renda: R$ 11.235

Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR).

Auxiliares: Gílson Pereira e Carlos Braatz.

Gols: Aldair (C), aos 21 minutos e 27? Fábio (C, contra) do 1.º?tempo. Vandinho (P), 16? e Fernadinho (C), 37? do 2.º tempo.

Cartões amarelos: João Marcelo (C) e Giuliano (P).

Cartões vermelhos: Thago (C), aos 17? do 2.º e Fabiano Heves (P) 33? do 2.º.

Paraná vai babar em cima do Paranavaí, na quarta-feira

Redação Tribuna

Valquir Aureliano/Arquivo
Saulo de Freitas afirma que o time está evoluindo.

Não se trata de choro, pois não houve perdedor. Mas o técnico Saulo de Freitas teve vários motivos para reclamar da falta de sorte e pontaria do seu time na partida de ontem. Mesmo reafirmando que a equipe, na média, ainda é muito jovem, a verdade do futebol é só uma: não se pode perder tantas oportunidades de gol. ?O Cianorte estava entregue em campo. E podíamos ter resolvido a partida. Mas houve inexperiência da nossa equipe nesta tarde (ontem)?, disse o treinador do Paraná, que deverá ter uma conversa dura com o goleiro Fabiano Heves, que num lance bobo, ao fazer cera na reposição da bola, levou o segundo cartão amarelo e acabou expulso de campo.

O Paraná ganhava a partida, 2 a 1. O Cianorte, que estava com 10 jogadores – o zagueiro Thiago tinha sido expulso aos 17 -, se aproveitou para empatar o jogo aos 37 minutos. ?Não era o momento de ficar retardando a saída de bola. Ele (Fabiano) é jovem. Precisamos ter um pouco de paciência?, completou o treinador.

Sobre a pressão de estar nas últimas colocações na tabela de classificação, Saulo explica que o time sabe superar essa expectativa. ?Não conseguimos conquistar os três pontos, apesar da partida ser fora da nossa casa. Agora é trabalhar para buscarmos a nossa primeira vitória no Estadual na próxima quarta-feira?, disse Saulo. O Paraná recebe na Vila Capanema, as 21h45, o Paranavaí.

Mesmo em situação delicada na tabela, na antepenúltima colocação, com apenas três pontos ganhos, em quatro jogos, o treinador do Tricolor aposta na evolução da sua equipe. ?Temos que ajeitar as coisas. Mas estamos melhorando com o decorrer das partidas?, afirma Saulo, que pretende repetir a formação utilizada na partida de ontem no Albino Turbay.

Além de manter a formação com três zagueiros – Leonardo, Nem e Luís Henrique -, é quase certa a escalação de Vandinho como ala. ?Ele não pode receber a bola de costas. O Vandinho trabalha muito bem, tem qualidade e velocidade. Só tem que corrigir um pouco o excesso de posse de bola?, completou o treinador.

Hoje os jogadores se reapresentam na Vila para os tradicionais exames e trabalhos de relaxamento. Amanhã o time treina para pegar o Paranavaí na quarta-feira, 21h45, na Vila Capanema.

O meia Giuliano, que entrou no lugar do capitão Beto, que nem ficou no banco na partida de ontem, disse que o Paraná esteve bem melhor no 2.º tempo contra o Cianorte. ?Infelizmente pecamos em alguns momentos e deixamos o Cianorte empatar?, lamentou o jogador, que teve boa participação na partida do Albino Turbay.

Daniel Marques vai pro Paulista

Valquir Aureliano
Zagueiro disputará paulistão 2008.

O zagueiro Daniel Marques não está mais no Paraná Clube. Apesar de estar treinando no Tricolor, o jogador foi oficialmente desligado ontem do clube. Daniel Marques é o novo reforço do Paulista, de Jundiaí.

A apresentação do zagueiro no time paulista deverá acontecer ainda hoje.

Com a saída de Daniel Marques, o Paraná estuda a possibilidade de trazer um novo jogador para a defesa.

O treinador Saulo de Freitas deverá se reunir com a diretoria para avaliar a necessidade de novos reforços ainda para o Campeonato Paranaense.

Voltar ao topo