Tribunal da FIA mantém punição a Lewis Hamilton

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta terça-feira (23) que o resultado do GP da Bélgica de Fórmula 1, a 13ª etapa do campeonato, está mantido, com a vitória de Felipe Massa o segundo lugar de Nick Heidfeld e a terceira colocação de Lewis Hamilton.

Após um dia inteiro de julgamento, na segunda-feira, a Corte Internacional de Apelação da entidade máxima do automobilismo decidiu não modificar o resultado da prova, frustrando as expectativas e o otimismo da McLaren.

A equipe inglesa tentava reaver a vitória de Hamilton, que cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi punido pelos comissários de prova com acréscimo de 25 segundos em seu tempo de prova, sob alegação de que teria obtido vantagem ao cortar uma chicane durante disputa com Kimi Raikkonen, a três voltas da bandeirada.

Com o acréscimo em seu tempo final de prova, Hamilton caiu da primeira para a terceira colocação – a vitória ficou com Massa, da Ferrari, seguido pelo alemão Heidfeld, da BMW.

O resultado mantém Hamilton na liderança do Mundial, com 78 pontos, contra 77 de Felipe Massa, o vice-líder. Restam quatro etapas para o fim do campeonato, que terá sua 15ª etapa no domingo, em Cingapura, que receberá a primeira corrida noturna da história da Fórmula 1.