Três times lutam pela vaga. J.Malucelli só depende dele

A arquibancada não vai lotar, a TV não vai transmitir e o milharal pode atrapalhar, mas as principais atenções da última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense se concentram no Pinheirão. Com sete equipes classificadas, resta a emoção da disputa pela última vaga, que está nas mãos do J. Malucelli.

Basta ao Jotinha vencer o Cianorte, em jogo marcado para o estádio da Federação, para alcançar a próxima etapa. Se isso ocorrer, Londrina e Cascavel, únicos com chances de abocanhar a vaga, morrerão abraçados no confronto direto que acontece no VGD.

Tubarão e Cobra precisam vencer e torcer não apenas por um tropeço do Jotinha contra o Cianorte. É que o time de São José dos Pinhais ainda tem pendente o polêmico empate em 1 a 1 com o Adap Galo, que será definido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Se uma nova partida for marcada, o Jotinha pode se garantir com estes três pontos.

Ainda não há data para o julgamento.

Por outro lado, já estão matematicamente garantidos Adap Galo, Atlético, Cianorte, Paranavaí, Paraná, Coritiba e Rio Branco. Se o torneio acabasse hoje, a segunda fase seria formada assim: Adap Galo (1.º), Cianorte (4.º), Coritiba (6.º) e J. Malucelli (8.º) na chave A, e Atlético (2.º), Paranavaí (3.º), Paraná (5.º) e Rio Branco (7.º) no grupo B. Mas como apenas três pontos separam o vice-líder do sétimo colocado, o emparceiramento ainda deve sofrer alterações.

Na ponta de baixo, Roma e Portuguesa Londrinense lutam contra o rebaixamento atuando fora de casa, contra Coritiba e Rio Branco, respectivamente. Se obtiverem resultados iguais, cai a Lusinha. Mas os dois ainda podem afundar juntos, se ambos perderem e o lanterna Nacional vencer Engenheiro Beltrão e o Iguaçu – isso se a partida, que registrou um insólito WO em favor do time de União da Vitória, for remarcada.

Os julgamentos do WO do Nacional e o do Paraná Clube, que corre pequeno risco de perder seis pontos pela escalação de atletas em dias consecutivos, acontecem na segunda-feira.

Se tiver sorte e a classificação final da 1.ª fase não depender do caso Adap x Jotinha, a FPF pode anunciar a tabela na terça-feira, com jogos nos dias 17 e 18. Na 2.ª fase, disputada em seis rodadas (turno e returno dentro das chaves), os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais.

Voltar ao topo