Devido as fortes chuvas, a organização da Fórmula Indy optou por cancelar o treino classificatório deste sábado para a etapa da Louisiana. Com isso, o grid de largada da corrida deste domingo, marcada para começar às 16 horas (de Brasília), será realizado de acordo com a classificação no campeonato.

Como o colombiano Juan Pablo Montoya venceu a única prova disputada até agora, ele garantiu a pole da corrida. O australiano Will Power, campeão da última temporada, e os brasileiros Tony Kanaan e Hélio Castroneves completam as duas primeiras filas.

Os pilotos chegaram a iniciar a disputa pela pole. Os carros do grupo 1 do classificatório esperaram por 45 minutos até tentarem dar as primeiras voltas debaixo de muita chuva. Simon Pagenaud, Will Power, Carlos Muñoz, Tony Kanaan, Sébastien Bourdais, James Hinchcliffe, Juan Pablo Montoya, Carlos Huertas, Helio Castroneves, Simona de Silvestro, James Jakes e Francesco Dracone foram para a pista.

A sessão chegou ao fim com Bourdais na ponta, seguido por Kanaan, Pagenaud, Muñoz, Power e Jakes. Castroneves ficou apenas em décimo. Contudo, Bourdais recebeu punição por ter bloqueado Kanaan e perdeu seu melhor tempo.

Quando os pilotos do grupo 2 foram para a pista a chuva apertou, surgiram os primeiros raios no horizonte e a direção de prova acionou a bandeira vermelha. Houve uma reunião dos organizadores para discutir a possibilidade de continuar o treino, mas optou-se pelo cancelamento.