A forte chuva que caiu neste sábado em Austin, no Texas, adiou o treino classificatório do GP dos Estados Unidos para domingo, às 12 horas (horário de Brasília), poucas horas antes da largada da corrida, que está prevista para começar às 17h.

continua após a publicidade

A sessão que definiria o grid estava programada para acontecer às 16h deste sábado. Mas o mau tempo não deu trégua e a direção de prova começou a postergar a decisão de 30 em 30 minutos. Entre um adiamento e outro, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mandava para a pista o safety car para analisar as condições. O horário limite para os carros voltarem à pista foi 19h (16h locais) em razão da falta de luz natural. Como o traçado continuou com pontos de alagamento, optou-se pela mudança da data.

Enquanto a FIA aguardava a melhora do tempo, as equipes aproveitaram o tempo livre para brincar com a quantidade de água que havia na pista. A Force India ganhou destaque das câmeras de televisão ao simular um “bobsled”. A Williams colocou dois funcionários em um carrinho de rodinhas com um remo na mão de cada um. Outros dois puxavam e arrancavam risos dos que esperavam pelo treino classificatório. Já a Sauber montou uma canoa com seus equipamentos.

A Red Bull também manteve o clima de descontração e os pilotos Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat fizeram sua versão do clássico filme “Cantando na Chuva”. A Toro Rosso transformou latinhas de enérgico em pinos e Max Verstappen e Carlos Sainz Jr fizeram uma disputa de boliche.

continua após a publicidade

A chuva já havia atrapalhado na sexta-feira e fez com que a direção de prova cancelasse o segundo treino livre. Neste sábado, a terceira sessão livre aconteceu com pista molhada e contou com a liderança de Lewis Hamilton, da Mercedes. Devido ao mau tempo, a FIA cogitou cancelar o classificatório e a largada seria definida pelas posições do terceiro treino livre. No entanto, optaram por remarcar para domingo.

O GP dos Estados Unidos pode garantir o título de Hamilton com três corridas de antecedência. O inglês lidera a classificação com 302 pontos. Se marcar nove pontos a mais do que Sebastian Vettel e dois a mais do que Nico Rosberg garante o tricampeonato.

continua após a publicidade