Transmissão de jogos de vôlei pela internet

A 1.ª Etapa do Campeonato Estadual da Juventude, promovido pela Federação Paranaense de Voleibol, foi encerrada na cidade histórica da Lapa. As equipes do Círculo Militar/Dom Bosco no masculino e Lapa/Sion no feminino foram as grandes campeãs, derrotando as duas equipes do Santa Rita Saúde/Uningá/Maringá.

Mas a sensação do Campeonato foi as novidades apresentadas pela FPV. A primeira era visível e perceptível a quem estivesse no Ginásio Raul Siqueira. Foi a instado um piso emborrachado exclusivo do vôlei, o mesmo utilizado na Superliga e nos jogos da seleção brasileira. A novidade agradou tanto os atletas quanto os técnicos, que diminuíram a possibilidade de lesão.

A outra grande sacada da FPC foi a transmissão dos jogos pela internet. De sexta a domingo foram 16 jogos transmitidos em mais de 40 horas de vôlei.

A novidade já tem nome: FPVTV. O sucesso foi tão grande que foram registrados 25 mil acessos durante o período dos jogos.

Internautas de todo Brasil: Paraná em todos os cantos do Estado, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Goiás, Maranhão e Ceará, tiveram confirmadas as participações pela interatividade do site da FPV e do Facebook.

A FPVTV também foi internacional: Estados Unidos, Catar, Paraguai e Chile participaram da programação com mensagens ao vivo.

O sucesso foi tão grande que em muitos momentos a transmissão teve problemas de sinal pelo grande volume de pessoas conectadas.

O projeto da FPV foi elogiado por presidente de outras federações do Paraná, por presidentes de federações de vôlei espalhadas pelo Brasil e reconhecida até pela mídia como um mecanismo de alavancar o vôlei amador, oferecendo oportunidade de uma possibilidade para as equipes, para o esporte, para os patrocinadores, para os atletas.

A FPVTV transmitiu através da internet com três câmeras, narração, reportagem, comentaristas, cortes de imagem e replay. Para as próximas transmissões algumas falhas encontradas já estão sendo corrigidas. Placar na tela, informações dos jogos, maiores detalhes das jogadas, isso tudo já está sendo preparado pela equipe da FPVTV.

Com todas essas novidades, com jogos transmitidos para o mundo, as equipes fizeram um campeonato disputado desde o início. No feminino, dos 18 jogos, oito terminaram no tie-break, mostrando o equilíbrio da competição. A próxima etapa será disputada de 23 a 26 de abril na cidade de Marechal Cândido Rondon.