Copa do Brasil

Torneio nunca foi vencido por um clube do Estado

O sonho de conquistar um título nacional e uma vaga na Libertadores volta a embalar 64 times de todo o Brasil a partir desta semana. Na próxima quarta-feira, 15 jogos dão a largada na 23.ª edição da Copa do Brasil. Coritiba, Atlético, Iraty (os três primeiros do Paranaense 2010) e Paraná Clube (classificado pelo ranking da CBF) representam o Estado na competição, que dá a seu campeão o direito de disputar o maior torneio do continente americano.

Mais uma vez, o desafio dos paranaenses é virar o disco e finalmente brilhar na competição. Até hoje, a Copa do Brasil rendeu mais vexames e tristezas do que alegrias para os torcedores dos times locais. Apenas três vezes o estado chegou às semifinais, todas com o Coxa, em 1991, 2001, 2009. Atlético e Paraná nunca passaram das quartas e as equipes do interior jamais foram além da segunda fase.

Mas o caminho, como sempre, será complicado. Afinal, não faltam grandes clubes de olho no troféu conquistado no ano passado pelo Santos. De antemão, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e São Paulo (que volta a disputar a Copa após sete anos seguidos na Libertadores) são apontados como favoritos. Mas é fundamental não menosprezar as zebras.

Afinal, eliminações para times pequenos como Corinthians-AL, Camaçari-BA ou Ituano-SP permanecem na memória dos fãs do futebol paranaense, que esperam que o discurso de disputar a Copa do Brasil como uma das prioridades da temporada finalmente se torne real.