Durante os dias 7,8 e 9 de Novembro acontece o Torneio comemorativo de 70 anos do Clube de Xadrez de Curitiba (CXC). O torneio é aberto para todas as categorias, tendo início as 18 horas e com a presença confirmada de Mestres Internacionais, Mestres Fide, campeões estaduais, delegações de todo o Paraná e já está com as inscrições quase esgotadas. O valor das inscrições é de R$ 40,00 e as premiações somando R$ 2 mil. Troféu para o 1º e o 2º lugar e medalhas em diversas categorias.

continua após a publicidade

O Torneio será disputado em seis rodadas pelo sistema suíço de emparceiramento e de acordo com as regras da Federação Internacional de Xadrez. O tempo de reflexão será de 1h30 para cada jogador e é necessário levar jogo de peças e relógio.

Fundado em 1938, sendo a entidade mais tradicional do xadrez paranaense, o clube é um berço para os enxadristas curitibanos. Localizado na Rua XV de Novembro, no 9º andar do Edifício José Loureiro, 266, a sede já passou por algumas dificuldades, mas atualmente com a mudança da presidência, o xadrez vem sendo fomentado e mais divulgado, para alegria dos aficionados pelo jogo que é tido como uma ciência, um esporte e uma arte.

Em entrevista para o Paraná-Online, o presidente do CXC, Acyr Calçado fala um pouco mais do torneio e do clube em si:

continua após a publicidade

Paraná-Online: Qual a expectativa para esse torneio?

Acyr Calçado: A expectativa é uma intensa movimentação raras vezes vista no xadrez curitibano, uma vez que tal evento representa a tradição e o prestígio da mais tradicional instituição do xadrez paranaense.

continua após a publicidade

Paraná-Online: Por que poucas pessoas jogam xadrez no Brasil e como esse quadro pode ser revertido?

Acyr Calçado: Realmente são poucas pessoas, entretanto já houve muita evolução se compararado há algumas décadas. O quadro vem mudando gradativamente com perda do estigma que o xadrez é um esporte difícil e elitista. Muito disso se deve a implantação de projetos de xadrez nas escolas e na popularização por meio da internet.

Paraná-Online: O que é necessário para jogar xadrez e em quanto tempo se aprende esse jogo?

Acyr Calçado: As regras básicas pode-se aprender rapidamente. Daí, para se adquirir técnicas de melhor nível requer-se dedicação aos treinos e participação em torneios, o que demanda no mínimo uns seis meses.

Paraná-Online: Quais grandes enxadristas já passaram e ainda passam pelo clube?

Acyr Calçado: Hoje em nosso quadro de associados ativos temos grandes nomes do xadrez paranaense e nacional. Temos um Mestre Internacional – (Rodrigo Disconzi), – seis Mestres Fide (Federação internacional de Xadrez) – Adwilhans de Souza, Adalberto Araújo, Frederico Matsuura, Bolivar Gonzalez, Vitório Chemin – e cerca de dez ex-Campeões Paranaense Absoluto, entre eles eu mesmo.

Paraná-Online: Quais os principais torneios e campeonatos atuais do clube?

Acyr Calçado: Mensalmente temos dois torneio fixos no calendário do CXC, um torneio de relâmpago (cinco minutos por jogador) e outro de partidas rápidas (vinte e um minutos por jogador). Além desses, realizamos mensalmente um torneio de confraternização denominado Torneio Feijoada, onde a competição fica em segundo plano e os sócios e não sócios após o evento degustam uma deliciosa e animada feijoada.

Paraná-Online: Fale um pouco sobre o Clube de Xadrez de Curitiba, e quais as expectativas com a nova presidência?

Acyr Calçado: As expectativas são as melhores, pois assumimos o clube num quadro de total abandono, praticamente insolvente e sem sócios em dia. A instituição estava à beira de uma sentença judici,al que poderia levar a sede do clube, que é própria, a leilão por falta de pagamento de dívida condominial. De forma emergencial, firmamos acordo com o credor em juízo e estamos pagando religiosamente em dia as obrigações do clube desde que assumimos. Dessa forma, nesses quatro meses de gestão, já pagamos 10 parcelas de condomínio, demonstrando a força da comunidade enxadrística de Curitiba e a ajuda de amigos enxadristas de outros estados.

Assim, as perspectivas para 2009 são as melhores possíveis, pois se na situação de dificuldade estamos crescendo, imagine quando as coisas forem resolvidas. Como neste torneio de 70 anos do CXC ultrapassamos a marca de cem inscritos, a expectativa é promovermos em 2009 mais quatro torneios abertos desse porte, dois pelos menos oficiais, valendo rating internacional e mais um fechado que poderá propiciar aos jogadores a obtenção de títulos de Mestre Internacional.

O Diretor Técnico do CXC, Márcio Vargas, salientou a importância e o prestígio deste evento “Esse torneio é para nós uma grandiosa realização! Não recordo de um evento nestas proporções no Paraná nos ultimos anos, com a participação de enxadristas de renome de todo o Brasil. Muitos associados do clube participarão dessa festa pois fazem parte dela e muitos no decorrer dos anos contribuíram em partes, para que o clube tenha o sucesso que está tendo hoje com essa nova gestão.O clube está com uma roupagem mais moderna,jovem , dinâmica e honesta, fatores estes que contribuem para que qualquer instituição tenha sucesso”, finalizou.

Maiores informações sobre o evento, bem como para se associar ao clube, no site www.cxc.org.br.