enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Torcida ‘Os Fanáticos’ culpa autoridades por confusão

  • Por Diogo Souza

Em nota oficial, divulgada na tarde desta segunda-feira (9), a principal torcida organizada do Atlético, Os Fanáticos, fez questão de culpar as autoridades pelos fatos ocorridos na partida contra o Vasco, no último domingo, em Joinville.

Segundo a nota, a organizada já havia alertado as autoridades sobre o risco de confusões durante a última semana. Ainda de acordo com a torcida, quem iniciou o tumulto foram os torcedores do time rival.

Na nota, a organizada ainda destaca que já haviam acontecido outros tumultos antes da partida e que os atleticanos apenas se defenderam, ressaltando que alguns torcedores, além de serem agredidos, foram roubados por vascaínos.

Porém, em imagens registradas por cinegrafistas e fotógrafos, também aparecem torcedores do Furacão levando materiais da torcida do clube carioca.

Confira abaixo a nota oficial divulgada pela torcida Os Fanáticos:

A Torcida Os Fanáticos vem a público se manifestar a respeito do confronto ocorrido na arquibancada da Arena Joinville, no jogo de ontem, entre Atlético e Vasco. Mais uma vez uma tragédia anunciada não foi evitada por puro descaso e despreparo das autoridades competentes e a culpa recai sobre as Torcidas Organizadas. Em circunstâncias que não existem certos ou errados, inocentes ou culpados, a negligência criou uma situação de guerra, em que nos vimos obrigados a tomar uma atitude. Quem estava presente e viveu o horror daquele momento, sabe que poderia ter ocorrido um desastre ainda maior, de proporções gigantescas. Não queremos nem iremos bancar o “advogado do diabo”, mas gostaríamos de apontar alguns fatos pertinentes ao ocorrido.

– Como citamos acima, esta já era uma tragédia anunciada. O Ministério Público de Santa Catarina e a Polícia Militar já estavam cientes do que este jogo representava para as duas equipes e do alto risco de confrontos entre as torcidas, não apenas na arquibancada, mas também durante o deslocamento das torcidas e nos arredores do estádio em Joinville. Já alertávamos para esta situação no começo da semana passada, inclusive proibindo mulheres e crianças de viajarem em nossa excursão, prevendo o que estaria por vir. Nada justificava a falta de um isolamento efetivo entre as torcidas, tampouco a decisão do veto da polícia dentro do estádio.

– Muito antes do início da partida, já haviam sido registradas inúmeras ocorrências envolvendo torcedores do Vasco e do Atlético. Vale lembrar que estes torcedores não faziam parte de torcida organizada e, ainda assim, foram envolvidos em brigas e roubos. O mais grave destes enfrentamentos ocorreu em frente ao hotel em que o Vasco estava hospedado, onde diversos torcedores do Atlético foram agredidos e tiveram suas camisas roubadas por torcedores do Vasco. Isto apenas confirma o menosprezo da polícia e a falta de vontade em tomar medidas preventivas durante a partida.

– As imagens são claras e mostram que o primeiro confronto aconteceu na área destinada a torcida do Atlético, provando a invasão da torcida do Vasco. Assim que a torcida vascaína avançou em direção da torcida atleticana, os atleticanos que se encontravam naquele local, partiram para cima dos invasores em legítima defesa. Não somos hipócritas e muito menos “santos”, mas, naquele momento, a inércia de nossa Torcida resultaria na torcida rival invadindo o espaço de nossa torcida, agredindo inclusive, mulheres, famílias, crianças e pessoas que não teriam condições de se defender. Da mesma maneira que estamos sendo julgados e criticados por muitos, recebemos o apoio e o agradecimento de quem estava ali naquele momento e, assim como nós, entendeu que era necessária uma reação para evitar um confronto ainda maior.

– Se alguém invade sua casa, onde está sua família e seu patrimônio, você se trancaria no banheiro ou ,partiria para cima dos agressores? Nossos torcedores partiram em direção da torcida rival no intuito de se defender e proteger nossos materiais. Em momento algum agredimos ninguém que não estivesse “procurando” briga, pelo contrário, temos vários registros de um integrante nosso defendendo e protegendo um pai e um filho vascaínos e depois sendo covardemente derrubado e pisoteado. A selvageria e a ignorância tomou conta dos dois lados, mas agredir alguém inconsciente com uma barra de metal e depois roubar o tênis e o relógio desta mesma pessoa, é o cúmulo da covardia.

 

Muito se fala em punição dos torcedores envolvidos, punição das organizadas e inclusive punição dos clubes, mas em nenhum momento é cobrada alguma punição para as autoridades responsáveis. Elas é quem deveriam garantir a integridade de nossos torcedores e não eles mesmos. É muito fácil acabar com a violência no futebol, mas parece que isso não interessa para quem está no poder. De que adianta participarmos de reuniões, seminários, criarmos campanhas, passarmos ofícios, apontarmos os erros, as falhas e as soluções, se nada disso é ouvido ou levado em conta? A solução mais prática no Brasil é sempre “tapar o sol com a peneira”: VAMOS ACABAR COM AS ORGANIZADAS!

Isto mesmo, acabem com todas as torcidas organizadas. Vejam todos estes torcedores caírem no anonimato e na clandestinidade, sem ter uma diretoria para se reportar, um CNPJ para responder ou um nome para se identificar. Vejam o verdadeiro caos se instalar nas ruas, bares, terminais e estádios, a exemplo do que aconteceu em outros países, considerados civilizados e de primeiro mundo. E aí? Vão cobrar de quem? Vão responsabilizar quem? Vão identificar quem? Vão fazer reunião com quem? Fica no ar a pergunta…

Por fim, agradecemos a Deus pela vida e saúde de todos os atleticanos agredidos. Graças a Ele, ninguém sofreu nada mais grave e todos já estão em casa com suas Famílias.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

36 Comentários em "Torcida ‘Os Fanáticos’ culpa autoridades por confusão"


Emerson Dal Comuni
Emerson Dal Comuni
5 anos 2 meses atrás

Brigam entre si mesmo e agora vem pagar de bonzinhos. Piadas…Ainda sairam de la “cacetiados”.

Emerson Dal Comuni
Emerson Dal Comuni
5 anos 2 meses atrás

Vcs ja perceberam que o fracasso desse clube sempre alguem é culpado? Nunca assumem pelos seus atos. A culpa é desse, a culpa é daquele. E depois ainda desvirtuam um comentário do Vilson e se criou a frase a culpa é do CAP.

Luiz Cordeiro
Luiz Cordeiro
5 anos 2 meses atrás

só tem gente boa na foto!!!

Rodrigo Machado
Rodrigo Machado
5 anos 2 meses atrás

#aculpaédapolícia

eu sou COXA TÉTRA CAMPEÃO, e voce seu vérme????
eu sou COXA TÉTRA CAMPEÃO, e voce seu vérme????
5 anos 2 meses atrás

NUMA COISA O MCMERDALHA ACERTOU EM CHEIO QUANDO DISSE OS BURRONEGROS SERIAM CONHECIDOS A “NÍVEL MUNDIAL E EXTRATERRESTRE”. PARECE QUE CONSEGUIU, MESMO…

1 2 3 8
wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas