Os ingressos para a Copa do Mundo em 2006 na Alemanha já estão oficialmente sendo oferecidos nas agências de viagem de Curitiba. Ontem, representantes da Planeta Brasil, operadora de turismo oficial da competição, com sede no Rio de Janeiro, apresentaram seus pacotes terrestres e de ingressos para os agentes paranaenses.

Eles serão vendidos separadamente, já que o pacote dos ingressos deve ser quitado até fevereiro de 2006. ?O pagamento será somente por boleto bancário ou direto na sede da operadora?, informa Ivaldo Silva, da Planeta Brasil.

A operadora disponibiliza ingressos somente para os jogos do Brasil, conforme determinação da Fifa. Eles estão divididos em quatro categorias: diamante, ouro, prata e bronze. Os preços variam entre 35 e 600 euros. Os da classe diamante são os mais caros, já que representam os melhores lugares nos estádios. Os preços variam também conforme a fase da competição. Quanto mais próximo do final da competição, mais ?salgados? os ingressos. Os preços para a grande final, por exemplo, variam entre 120 euros (categoria bronze) a 600 euros (categoria diamante).

Pacotes terrestres

Todos os pacotes terrestres oferecidos pela Planeta Brasil incluem hospedagem em hotéis de Colônia, cidade situada a 572 quilômetros de Berlim. A operadora fez parceria com onze hotéis de diferentes categorias. ?Escolhemos Colônia porque é equidistante dos estádios que vão abrigar a competição?, explica Ivaldo Silva.

Quem quiser comprar o pacote total da Copa, com os sete jogos (contando que o Brasil não será desclassificado antes) vai ter que desembolsar, pelo menos, 7.810 euros, que é quanto custa o pacote bronze, o mais simples deles. Os demais pacotes custam: 8.584 (categoria prata), 9.610 (ouro), 10.330 (diamante). O pacote Copa Total é de 29 noites de hotel em apartamento duplo e as saídas do Brasil são nos dias 8, 9 e 10 de junho.

Os pacotes incluem diárias em hotel na categoria escolhida com café da manhã; transfers aeroporto/hotel/aeroporto e transfers para os jogos do Brasil (via ônibus de luxo ou, no caso de cidades mais distantes do que 250 quilômetros, com trem Ice, de alta velocidade); city tour na cidade de Colônia, acompanhamento de guia falando português para cada 44 passageiros, coordenadores (um para cada três ônibus), seguro-saúde, kit Copa do Mundo 2006, central de assistência em Colônia. Nesses preços não estão incluídas as passagens aéreas nem os ingressos.

Outra opção

Quem não quiser obter os ingressos por meio da Planeta Brasil só tem uma alternativa: se inscrever no site da Fifa -www.fifa.com – e participar de um sorteio. Mas o operador avisa: as possibilidades de conseguir são pequenas já que 80% dos ingressos devem ser dirigidos para os torcedores alemães, ficando somente 20% para os outros países.

Serviço – A Planeta Brasil Turismo situa-se na Avenida Almirante Barroso, 22, 20.º andar, no centro do Rio de Janeiro. Telefone (21) 3974-2121 e site www.planetabrasil.com.br. Consulte seu agente de viagens.