Torcedores recebem pentacampeões

Brasília (Lancepress!) -Os heróis do pentacampeonato mundial fizeram a primeira parada no Brasil, em Brasília, onde chegaram por volta das 10h e foram recebidos por milhares de torcedores.

Escoltado por quatro caças da Força Aérea Brasileira, o Boeing 767 da Varig pousou no aeroporto internacional de Brasília às 9h48, depois de um vôo panorâmico sobre a cidade por cerca de vinte minutos. Antes mesmo de o avião frear, o capitão Cafu, o goleiro Marcos e o técnico Luiz Felipe Scolari foram para a janela da cabine do piloto, de onde acenaram para a multidão que os aguardava. O primeiro jogador a pisar no solo brasileiro foi Cafu, segurando a taça de campeão.

A Polícia Militar do Distrito Federal calculou em 150 mil o número de torcedores que recepcionaram a Seleção Brasileira na capital federal. Os torcedores ficaram dispersados entre o aeroporto de Brasília e o Palácio do Planalto, mas a concentração foi maior na entrada do Palácio, que sofreu tentativas de invasão por parte da torcida. – Esta é a maior manifestação popular de todos os tempos no Distrito Federal – comentou o comandante-geral da PM, Francisco Mainardi.

A multidão em frente ao Palácio do Planalto causou muita preocupação aos oficiais do Corpo de Bombeiros. Os bombeiros chegaram a pedir calma à população e procuravam atender da melhor forma possível o grande número de desmaios. Antes mesmo de o time chegar ao Palácio, já haviam sido registrados mais de 50 desmaios por causa de calor e empurra-empurra. Pouco antes de o carro do Corpo de Bombeiros passar com a Seleção Brasileira, parte da grade de isolamento montada pela Polícia Militar foi derrubada pelos milhares de torcedores que aguardavam a chegada dos jogadores na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

A Polícia Militar, que esteve no local com 1.300 homens, reforçou o policiamento e colocando pedaços de madeira para reforçar a grade de isolamento. Os torcedores seguiram a pé a Esplanada dos Ministérios em direção ao Palácio do Planalto e à Praça dos Três Poderes, em Brasília, para acompanhar a chegada da Seleção Brasileira na capital federal. Um forte esquema de segurança foi promovido pela Polícia Militar, que montou um cordão de isolamento em toda a Esplanada dos Ministérios para impedir que os torcedores tentassem invadir o carro do Corpo de Bombeiros, que conduziu os jogadores.

Antes de ir para o Palácio do Planalto, a delegação brasileira foi recebida por três autoridades no desembarque no Aeroporto de Brasília. Representando o Governo Federal, os ministros do Esporte e Turismo, Caio Carvalho, e da Educação, Paulo Renato Souza, acompanharam o desembarque da Seleção. O secretário nacional de Esportes, Lars Grael, também esteve no aeroporto.

O trajeto entre o aeroporto e o Palácio do Planalto foi aberto por um carro de bombeiros e foi acompanhado por um trio elétrico em que a cantora Ivete Sangalo, ao lado dos jogadores, interpretava a música “A Festa”, que fez sucesso entre os jogadores durante a Copa do Mundo. O normalmente discreto Gilberto Silva surpreendeu no início do desfile da Seleção Brasileira pelas ruas de Brasília. Enquanto toda a delegação permanecia sentada no trio elétrico, o empolgado jogador do Atlético Mineiro não parava de dançar e cantar a música “A Festa”, de Ivete Sangalo.

A esquadrilha da fumaça seguiu o trio elétrico, escrevendo “É penta” no céu da capital federal. Entre a pequena multidão vestida de verde e amarelo, que estava na Esplanada dos Ministérios, algumas faixas chamavam a atenção. Uma delas, pedia Felipão para presidente. Ronaldo ficou com o cargo de senador e Denílson de deputado federal, pelas faixas estendidas. Outra faixa, porém, lembrava os problemas do país: “Brasil, bom de bola e ruim de escola”. Além da multidão de torcedores, um grande número de jornalistas esperou o desembarque da Seleção Brasileira em Brasília.

Medalhas

Depois de quase três horas para percorrer um trecho de 15 quilômetros entre o aeroporto e o Palácio do Planalto, a delegação pentacampeã foi recebida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez questão de cumprimentar um a um, de jogadores a funcionários e integrantes da comissão técnica. Entre o capitão Cafu e o técnico Luiz Felipe Scolari, FHC ergueu a taça de campeão mundial e em seguida condecorou todos o treinador e todos os jogadores com a medalha da Ordem do Mérito.

A delegação campeã deixou Brasília por volta das 17h rumo ao Rio de Janeiro, onde mais festa estava programada. Ainda ontem à noite, a seleção brasileira foi para São Paulo, onde a programação de recepção aos pentacampeões mundiais se encerrou.

Voltar ao topo