Torcedores lançam a campanha contra Petraglia

Os mesmos torcedores que lançaram a campanha ?Fica Petraglia? agora mudam radicalmente de posição. A ?Fanáticos? e o Esquadrão da Torcida Atleticana (ETA) – duas das torcidas organizadas mais representativas do Atlético – redigiram um manifesto intitulado ?Fora Petraglia?, ponto de partida de um movimento em favor da renúncia do presidente do Conselho Deliberativo do clube.

O presidente do ETA, Doático Santos, disse que a entrevista coletiva convocada por Mário Celso Petraglia foi a gota d?água para a insatisfação das organizadas. ?Ele agrediu mais uma vez a torcida atleticana. Sua agressividade mostrou que não tem equilíbrio para manter-se à frente do clube?, falou Doático.

Na coletiva, Petraglia disse que não respeita as torcidas organizadas, que elas têm fins lucrativos, concorrem com o clube ao vender produtos não-oficiais, contrariam a lei ficando de pé e prejudicam a venda de camarotes. O dirigente já havia entrado em conflito com as torcidas ao proibir a entrada da bateria na Arena, entre outras medidas restritivas.

Para Juliano Rodrigues, vice-presidente da Fanáticos, Petraglia ?quer afastar quem faz bem ao clube?. ?Se respeitasse os atleticanos, estaria nos braços do povo. Mas seu ponto de vista é autoritário: ele manda, e pronto?, falou o líder, que citou alguns benefícios trazidos pelo dirigente. ?Em termos de patrimônio, fez um ótimo trabalho. Mas quem não gosta de sua própria torcida não pode mais dirigir um clube?, falou.

Doático citou o alto preço dos ingressos, a ausência de um plano para o futebol e o ataque a membros da imprensa como demais razões que justificam o movimento ?Fora Petraglia?. ?Quando criamos o Fica Petraglia, não demos aval para que ele dirigisse sozinho o Atlético?, falou o ex-vereador.

Levir dá sua versão

Levir Culpi foi um dos alvos da ira de Mário Celso Petraglia na entrevista coletiva de quinta-feira. A acusação de ter exigido aumento salarial horas antes do jogo contra o Grêmio, além das insinuações de fazer corpo mole para que o Atlético não fosse campeão motivaram uma resposta formal. Através de sua assessoria, o atual treinador do Cruzeiro enviou ontem nota oficial à imprensa.

De início, Levir traçou um histórico dos primeiros meses de Atlético, lembrando que recebia menos que no Botafogo, seu clube anterior, e que dispensou oito jogadores para reduzir a folha salarial em R$ 200 mil.

O treinador afirma que nos últimos jogos da temporada, com a boa campanha, iniciou o planejamento para a Copa Libertadores. Neste período Levir teria recebido várias propostas de trabalho e comunicado todas à diretoria. ?O Coritiba e o Paraná Clube já haviam renovado os contratos dos seus treinadores, porém, sequer fui procurado?, diz trecho da nota.

Então o Cruzeiro fez proposta para Levir, fato que teria sido informado a Petraglia. O técnico mostrou intenção de permanecer na Baixada e ouviu do dirigente a vontade de contratar reforços para a Libertadores, mas nada sobre renovação de contrato.

Levir conta que após nova investida do Cruzeiro foi ao escritório de Petraglia, numa segunda-feira. O técnico disse ao dirigente que ficaria no clube mesmo recebendo entre 30 e 40% menos do que ofereceram os mineiros. Petraglia teria respondido que Levir só permaneceria se continuasse com o mesmo salário.

O trecho final da nota, mais picante, é reproduzido nos parágrafos abaixo.

?Entendi que o meu trabalho não estava sendo reconhecido. Só depois deste fato acertei minha ida para o Cruzeiro. O Mário Celso Petraglia pensa que só a estrutura do Atlético-PR ganha jogos e campeonatos e nós sabemos bem, dentro do futebol, que as pessoas que trabalham com seriedade e dedicação fazem a diferença. Algumas pessoas pensam que são deuses, o Petraglia tem certeza que é. Ele não tem amigos, só funcionários, as pessoas trabalham com ele e não por ele. Eu lamento tudo isso.

O Atlético-PR tem uma torcida fanática, que contribui muito para os resultados positivos do seu time. Por isso mesmo torço para que o Atlético-PR melhore seus resultados dentro das competições que está disputando. O torcedor atleticano merece isso.?

Voltar ao topo