Toninho Cecílio tenta dar identidade ao Paraná Clube

O técnico Toninho Cecílio tenta dar uma identidade ao Paraná Clube. Por isso, a opção de mexer o mínimo possível na equipe que encara o Boa Esporte amanhã, às 21h, no Dilzon Melo, em Varginha-MG. A única troca é forçada: sai Anderson, suspenso, entra Amarildo, reserva imediato da zaga tricolor. Com 10 pontos de vantagem sobre a turma da ZR, o objetivo imediato é atingir o quanto antes a pontuação necessária para evitar qualquer susto na reta final da Série B. “Em outros anos, sempre se trabalhou com 45 pontos. Imaginamos que, hoje, 42 sejam suficientes”, disse o gerente de futebol Alex Brasil.

Para Toninho Cecílio, o grupo deve encarar esse jogo de amanhã como uma decisão. “Na sequência, teremos jogos dificílimos, contra times que lutam pelo acesso. Então, não dá pra relaxar. Além disso, o Boa Esporte é um concorrente direto”, frisou o treinador paranista. O clube mineiro tem apenas um ponto a menos. “Certamente, eles vêm com tudo pra cima da gente”, prevê Cecílio.

Segundo o técnico, o importante é ter equilíbrio para administrar momentos de pressão e até tirar vantagem disso. “Contra o São Caetano, ficamos em desvantagem muitas vezes. Mas, isso é normal no futebol. Você, em alguns momentos, acaba sendo empurrado para a defesa”, destacou. “Vejo um grande mérito do nosso time, que soube defender o placar e, assim, confirmou a vitória. Fora, talvez a gente precise usar de um expediente parecido”.

No treino de ontem, Toninho Cecílio deixou clara a postura tática da equipe para o jogo em Minas Gerais. Mais uma vez, Vandinho irá exercer a função de um terceiro zagueiro. “Diferente do São Caetano, o Boa usa mais os lados e às vezes joga com três atacantes. Temos que estar atentos a isso, pois trata-se de uma equipe, digamos, menos previsível”, comentou o treinador.

Independentemente da manutenção da postura tática, Cecílio fez alguns ajustes de posicionamento. Com Alex Alves fechando o lado esquerdo da zaga, o ala Fernandinho teve total liberdade para criar e também chegar à frente. Coube a Angelo se fixar mais ao setor defensivo. “Acho importante, neste momento, a manutenção do time. É uma forma de eu mostrar pros jogadores que o desempenho na última partida me agradou”, disse Toninho Cecílio. “Hoje, precisamos de uma sequência de bons resultados para continuarmos nesse processo de crescimento”.

Uma vitória, nesta rodada, pode valer para o Paraná a conquista de, no máximo, uma posição na tabela de classificação.

Treino

Um último treino está programado para hoje pela manhã, na Vila Olímpica do Boqueirão. Logo após o almoço a delegação segue viagem para São Paulo. De lá, o grupo vai de ônibus para Varginha-MG (cerca de 322km). O time segue escalado com Thiago Rodrigues; Amarildo, Vandinho e Alex Alves; Angelo, Ricardo Conceição, Cambará, Lúcio Flávio e Fernandinho; Luisinho e Arthur. No 1.º turno, na Vila Capanema, o Tricolor fez 2 x 0 no time mineiro, com gols de Alex Alves e Arthur. O resultado levou o clube à sua melhor colocação ao longo de toda a Série B: um 5.º lugar.

Marcação está bem melhor

Focado no resgate de um futebol competitivo, o técnico Toninho Cecílio não pretende sobrecarregar o grupo com a necessidade de melhorar o desempenho fora de casa. “Acho que isso ocorrerá por consequência de um futebol equilibrado e competitivo”, comentou. O Tricolor venceu apenas uma partida na condição de visitante e tem rendimento de apenas 20,5%. “Meu foco está no desempenho do time. Marcamos melhor contra o São Caetano. Por isso, vencemos. Vamos tentar repetir isso nos próximos jogos, não importa onde eles ocorram”, disse.

Na vis,ão do treinador, houve um crescimento nítido ao longo das duas últimas partidas. “Eu também cometi alguns erros frente ao Joinville. Estava conhecendo o grupo. O rendimento frente ao São Caetano já foi muito superior. Paramos de marcar com os olhos”, disparou. Durante toda a Série B, esta foi uma cobrança constante. O Tricolor, por marcar sempre à distância, amargou sete derrotas fora de casa. Essa fragilidade acabou minando a campanha do clube nesta Série B e deixando o Paraná muito distante do sonho do acesso, hoje, a 17 pontos do G4.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna