O futebol paranaense terá cinco representantes na segunda fase da Copa do Brasil. Depois de Atlético, Paraná Clube e Londrina, nesta quarta-feira (7), foi a vez de Coritiba e Cianorte carimbarem seu passaporte para a próxima etapa da competição nacional. Enquanto o Trio de Ferro teve muitas dificuldades contra adversários modestos, Tubarão e Leão do Vale passaram de fase sem maiores dificuldades.

A classificação mais tranquila veio do time paranaense que tinha a missão mais difícil pela frente na primeira fase da Copa do Brasil. O Cianorte, jogando dentro de casa, precisava vencer o ABC-RN para avançar. O Leão do Vale não apenas venceu, mas convenceu, provou que não a toa faz uma boa campanha no Campeonato Paranaense e vai encarar, na segunda fase, o Criciúma, em Santa Catarina. A vaga também será definida em partida única, só que desta vez o empate leva a decisão para a disputa de penalidades.

Assim, o Cianorte segue caminhando para fazer uma boa campanha na temporada de 2018. Com boas chances de ir à semifinal da Taça Dionísio Filho, o Leão do Vale, que manteve uma base do ano passado, terá pela frente ainda, além do Estadual e da Copa do Brasil, a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro.

O Coritiba também conseguiu a classificação nesta quarta-feira, mas ao contrário do Cianorte, penou para passar do modesto time do Parnahyba. No Estádio Albertão, em Teresina, o time coxa-branca fez uma das suas piores apresentações na temporada. Mesmo diante de um concorrente fraco e no estádio praticamente vazio, o Verdão, que jogava pelo empate para avançar, saiu perdendo e conseguiu empatar somente aos 52 minutos do segundo tempo.

A exemplo do Coxa, Atlético e Paraná Clube, com o mesmo cenário, jogando fora de casa e precisando apenas de um empate diante de adversários mais modestos, também sofreram. O Furacão tomou alguns sustos e aguentou o empate sem gols diante do Caxias, na serra gaúcha. Já o Tricolor, no interior de Minas Gerais, empatou em 1×1 com a URT e também com um gol já nos acréscimos da partida.

O Londrina, quarta força do futebol paranaense na atualidade, não teve muitas dificuldades para avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. Jogando no Estádio Valerião, em Ariquemes, Rondônia, o Tubarão fez 1×0 no Real Desportivo e garantiu presença na próxima etapa da competição nacional. Contra a equipe londrinense pesou, sobretudo, o desgaste da viagem até o Norte do país.

Próximos jogos

Além do Cianorte, que encara o Criciúma, na segunda fase, os adversários dos outros quatro times paranaenses na segunda fase da Copa do Brasil também já estão definidos. O Londrina encara o Ceará, no Estádio do Café, o Coritiba encara o Uberlãndia, em Minas Gerais, o Paraná terá pela frente o Sampaio Corrêa, fora de casa, e o Atlético enfrenta o Tubarão, na Arena da Baixadas. Os jogos devem acontecer ou na semana que vem ou nos dias 20 e 21 deste mês.