Todos na torcida

O Brasileirão começa hoje, com a realização de três jogos, todos a partir das 18h10. Depois, amanhã, a 1.ª rodada será completada com mais sete partidas. É o início da caminhada que apontará o campeão brasileiro de 2007.

Ao todo, são 20 clubes participantes, num campeonato que repete a fórmula dos últimos anos. A disputa será por pontos corridos, com turno e returno, até o dia 2 de dezembro. Depois de 38 rodadas, será campeão aquele que somar mais pontos, enquanto os quatro últimos colocados caem para a Série B. Os quatro primeiros colocados do Brasileirão garantem uma vaga na próxima edição da Libertadores. O campeão também estará classificado para a Sul-Americana de 2008, assim como os times que ficarem entre o 5.º e 11.º lugar no campeonato.

Apesar de ser um torneio longo, todos os participantes admitem a importância de conseguir uma boa arrancada. Assim, cheios de esperanças, seis times entram em campo já neste sábado. Em Floripa, Figueirense e Atlético-PR se enfrentam no Orlando Scarpelli. No Rio, o Maracanã será o palco de Fluminense x Cruzeiro.

E na capital paulista, o atual campeão, São Paulo, recebe o Goiás no Morumbi.

Dessa maneira, a estréia dos quatro ?novatos? ficou para o domingo, quando Atlético-MG, Náutico, Sport e América-RN começam sua participação no Brasileirão – são eles que conseguiram o acesso na Série B do ano passado. Além disso,

a competição ainda terá a participação de Flamengo, Palmeiras, Inter, Botafogo, Paraná, Grêmio, Vasco, Corinthians, Juventude e Santos.

Atrações

Ao reunir os melhores times do País, o Brasileirão terá em campo os grandes jogadores do futebol brasileiro na atualidade – aqueles que ainda não foram para o exterior. Alex Mineiro (Atlético-PR), Dinelson (Paraná) Rogério Ceni (São Paulo), Carlos Alberto (Flu), Edmundo (Palmeiras), Renato Augusto (Fla), Fernandão (Inter), Araújo (Cruzeiro), Zé Roberto (Santos), Amoroso (Grêmio) e Dodô (Botafogo) são alguns exemplos de astros da competição. Mas, entre eles, um nome se destaca.

É Romário, que defenderá o Vasco no Brasileirão, em busca do milésimo gol de sua carreira. A incrível marca do atacante de 41 anos será fatalmente atingida durante o campeonato, o que representa uma atração a mais nesta edição.

Haja pipoca e cerveja: 380 jogos pela TV

Agência Estado

Tem substituição nas transmissões pela TV do Brasileirão: sai Record, entra Bandeirantes. Entre 2003 e 2006, a Record exibiu ao vivo a competição. Mas, neste ano, não entrou em acordo com a Globo (detentora dos direitos) e deixou seu lugar para a Bandeirantes, que há seis anos não transmitia o Brasileirão ao vivo. Enquanto isso, a RedeTV continua transmitindo a Série B, aos sábados.

?O sucesso das transmissões dos Campeonatos Inglês e Italiano nos motivou a investir forte no esporte, um segmento em que a Band sempre teve tradição?, contou Carlos Gomes, diretor de esportes da emissora paulista, que não revela os valores da negociação nem por quanto tempo dura o acordo com a Globo.

Além do Brasileirão, a Band se associou à Globo para transmitir o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil, a Copa América e a Copa Sul-Americana. Para dar conta do recado, a emissora reforçou sua equipe de comentaristas com os ex-jogadores Neto, Marcelinho Carioca e Müller.

A Record desistiu de exibir o Brasileirão porque o pacote que a Globo lhe oferecia ?não era vantajoso?, nas palavras de Eduardo Zebini, o diretor de esportes da emissora. ?Gostaríamos de oferecer outras opções de datas e horários, mas infelizmente não foi possível?, revelou.

O diretor de esportes da Globo, Marcelo Campos Pinto, disse que não havia imposição quanto ao horário e as datas no acordo com a Record. ?Nós repassávamos o que era decidido pelos clubes com os quais firmamos contrato?, explicou.

A Band transmitirá jogos realizados às 4.ª-feiras, às 21h45, e aos domingos, às 16h. Serão as mesmas partidas exibidas pela Globo. Era isso que a Record queria mudar, mas não conseguiu.

Entre as TVs por assinatura, a SporTV continua com a exclusividade sobre o Brasileirão. Exibirá jogos aos domingos às 18h10 e também as partidas realizadas no meio de semana. Todos os 380 duelos do campeonato serão oferecidos em pay-per-view -sistema pague-para-ver – em jogos avulsos ou no pacote com o campeonato inteiro.

Voltar ao topo