Tocha dos Jogos Olímpicos de 2008 será acesa no Everest

O diretor da comissão de Ciências e Tecnologia de Pequim, Ma Lin, disse estar confiante no acendimento da chama olímpica no Monte Qomolangma, mais conhecido como Monte Everest.

Mas admitiu as condições climáticas adversas no topo.
O vento sopra a uma média de 17m/s, enquanto a temperatura costuma ficar em -30ºC.

Os problemas listados vão além do acendimento da chama. Mesmo que isso ocorra, não se sabe se será possível mostrá-la em rede de televisão. Além disso, é preciso se preocupar com a poluição causada por combustão e aspectos de segurança.

Ma ponderou que a comissão que representa já organizou testes com diversas instituições científicas para avaliar o processo de acendimento da tocha, bem sucedido em três oportunidades.

Especialistas da comissão também fizeram testes em laboratório com condições máximas de vento de até 30 m/s e temperaturas de -45ºC. O fato provocou indignação de defensores da autonomia da região.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.