Tocha chega a San Francisco sob protestos pró-Tibete

Depois de protestos em Londres e Paris, o tocha olímpica chegou nesta terça-feira (8) a San Francisco, única cidade dos Estados Unidos na rota do revezamento mundial. O fogo desfilará pelas ruas da cidade norte-americana na quarta-feira, e o destaque novamente devem ser o forte esquema de segurança e as manifestações pelos direitos humanos no Tibete.

A programação inicial para o revezamento da tocha na cidade já foi alterada, de acordo com autoridades locais. O porta-voz da passagem do fogo olímpico por San Francisco, David Perry, confirmou que um dos atletas que iria conduzir a tocha desistiu, por razões de segurança.

Durante toda esta terça-feira a tocha ficará guardada em um local não informado pelos organizadores. O trajeto do revezamento previsto para a quarta-feira terá dez quilômetros.

Mas, antes mesmo de começar a passagem da tocha pela cidade, as manifestações começaram. Ainda na segunda-feira, três pessoas escalaram a ponte Golden Gate e colocaram faixas com os dizeres "Um mundo, um sonho. Liberdade para o Tibete" e "Tibete Livre 08".

Depois que os manifestantes desceram, funcionários da ponte retiraram as faixas. Os protestos devem se repetir amanhã, de acordo com Yangchen Lhamo, organizador da manifestação e diretor da organização Estudantes pelo Tibete Livre.

Voltar ao topo