Na próxima segunda-feira o nadador paranaense Tite Clausi embarca para Riccione, na Itália, onde disputará o 10.º Campeonato Mundial Master de Natação. A competição acontece entre os dias 3 e 10 de junho. Medalha de ouro nos 100m borboleta, prata nos 200m borboleta e 100m livres no última competição, disputada na Nova Zelândia, Tite é uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil.

De acordo com o ranking 2003 da Fina (Federação Internacional de Natação), o atleta é o 3.º colocado do mundo na categoria master. Tite é atleta da Gustavo Borges Natação e Fitness e irá competir pela primeira vez na categoria 40/44 anos.

Outros atletas paranaenses com chances de medalhas também participam do 10.º campeonato mundial master de natação. Entre eles estão Leonardo Gomes, Fernando Magalhães e Sérgio Bladoski, que defendem o Clube Curitibano.

Master

Master é uma categoria de natação que começa a partir dos 25 anos. Uma das particularidades das competições da categoria é que os atletas não defendem apenas o País. Cada atleta ou equipe nada para um clube. Ao contrário de outros campeonatos mundiais os participantes não disputam vaga. Para participar o atleta precisa atingir o índice mínimo da categoria estipulado pela Fina. Além disso, as categorias são subdivididas de cinco em cinco anos o que permite com que os atletas disputem com competidores de igual idade.