Time principal do Paraná Clube faz ?estréia? amanhã

O Campeonato Paranaense começa oficialmente para o Paraná Clube amanhã. Após duas rodadas lançando mão do ?expressinho?, o Tricolor, enfim, coloca em campo seu time principal. E já com a responsabilidade de buscar reabilitação. A equipe sub-20 somou apenas um ponto e o clube ficou com déficit de cinco em relação à dupla Atletiba e a dois representantes do interior, Engenheiro Beltrão e Cascavel.

O técnico Saulo de Freitas já tem um esboço que pretende utilizar nesta quarta-feira às 21h45, no Durival Britto, frente ao Toledo. O grupo, no entanto, ainda não está fechado. A diretoria busca um lateral-esquerdo e outros três atletas, teoricamente titulares, estão no departamento médico: o goleiro Gabriel, o zagueiro Luís Henrique e o atacante Leonardo. Problemas que não impedirão, na visão dos paranistas, a equipe de ?largar com o pé direito?.

A distância para os líderes não será um fator de preocupação para os atletas. Pelo menos este é o discurso na Vila Capanema. ?Temos que estar preocupados com a nossa pontuação. Somar os pontos necessários que nos garantam a classificação?, disse o capitão Beto. ?O campeonato muda de rumo a partir da segunda fase, então, o que interessa é estar entre os oito?. O volante, que atuará como um meia-armador, fez questão de destacar o trabalho dos garotos. ?Acho que devemos levar já para esse jogo contra o Toledo, o mesmo espírito dos meninos?. ?É claro, que além disso temos que conseguir bons resultados?. O Paraná não lamenta a estratégia adotada neste início de temporada, apesar da incômoda 12ª colocação. Com treze rodadas pela frente, os jogadores acreditam que o clube pode administrar a busca por classificação à segunda etapa, com relativa tranqüilidade. ?Agora, é somar pontos pra não correr riscos?, afirmou o meia Cristian, que faz a sua reestréia com a camisa tricolor.

Cristian chega com a missão de alimentar o ataque tricolor. Uma posição na qual o Paraná teve uma carência ?crônica? ao longo da temporada passada, em especial após a saída de Dinelson. ?O nosso time já é forte e pude perceber isso nessa pré-temporada. Foi um período muito bom, onde aprimoramos a condição física, sem esquecer da técnica e da tática?, analisou o meia. Cristian acredita que com três jogos, esse time estará afinado para a maratona de jogos pelo Paranaense e a Copa do Brasil (que começa no dia 13 de fevereiro).

Se não houver imprevistos, o time pro jogo de amanhã terá a seguinte formação: Fabiano Heves; André Luiz, Leonardo Dagostini, Nem e Wellington; Léo, Jumar, Beto e Cristian; Massaro e Vandinho. A rigor, seis estréias em relação à equipe do ano passado, entre elas o goleiro Fabiano Heves que era reserva de Gabriel e o garoto Wellington, chamado às pressas da equipe de juniores, diante da carência para a posição.

Por enquanto, ?vestiba? só teve três aprovados

Seis jogadores do ?expressinho? já treinaram com o grupo principal ontem à tarde. Porém, o destino de muitos ainda é incerto. O goleiro Luís Carlos, o lateral Araújo e o zagueiro Ricardo Ehle estão já integrados, porém Kleber Lapa, Anderson e Rafael foram convocados apenas para o treinamento, sem saber se voltarão para a equipe de juniores ou não.

?É uma situação que está sendo analisada pela comissão técnica em conjunto com a diretoria?, comentou o auxiliar-técnico Fernando Tonet, que comandou o time alternativo do Tricolor nas duas primeiras rodadas do Paranaense.  Os casos que precisam ser solucionados com maior rapidez dizem respeito aos jogadores cujos contratos se encerram neste mês. Entre eles Bruno Iotti, que está lesionado.

O contrato do meia finda hoje e a diretoria vai decidir se encaminha para a Federação Paranaense de Futebol um pré-contrato já assinado, válido até 2009. Também estão sob análise os jogadores Mello, Jamaika e Hamilton. Todos já ?estouraram? a idade de juniores e se não renovarem terão que buscar novos horizontes. Já os demais atletas do expressinho, ainda com 19 anos, voltarão para a base, onde seguirão trabalhando com o técnico Zé Carlos, até serem novamente convocados novamente por Saulo de Freitas.

Ex-coxa é solução para lateral

Foto: Valquir Aureliano

Daniel Cruz ganha nova chance.

A diretoria confirmou ontem a contratação do lateral-esquerdo Daniel Cruz, ex-Coritiba e Vitória. O jogador esteve ontem na Vila Capanema realizando exames clínicos, formalizou o contrato no final da tarde e será apresentado hoje com a camisa azul, vermelha e branca. Com 25 anos, Daniel Cruz é opção para um setor carente, que hoje é ocupado apenas por garotos.

Desde o domingo o vice de futebol Durval Lara Ribeiro dizia que a negociação estava bem encaminhada, mas não confirmava o nome de Daniel Cruz. Recentemente, o clube descartou outros laterais que surgiram como boatos: Fabinho (que foi para o Goiás) e Vicente (que acertou com a Ponte Preta), ambos com passagens pelo tricolor num passado não tão distante. ?Vamos formar um grupo enxuto, mas qualificado. Depois, para o Brasileiro, traremos as peças que sentirmos necessárias?, explicou Vavá.

A preocupação do dirigente é garantir uma reserva técnica para poder armar um time efetivamente capaz de devolver o Paraná à elite do futebol brasileiro. ?Se trouxermos muitos atletas agora, enchemos a prateleira sem necessidade. O grupo atual já é bom e com mais um lateral estará praticamente fechado?, disse o vice de futebol, antes da confirmação de Daniel Cruz. Antes dele, o clube contratou apenas quatro jogadores: Leonardo Dagostini, Léo, Cristian e Massaro, além de receber Leonardo de volta após empréstimo ao Flamengo.

Voltar ao topo