O Oklahoma City Thunder se classificou para a final da Conferência Oeste da NBA na noite de segunda-feira ao aproveitar a primeira chance que teve para fechar a série contra o Los Angeles Lakers. Em casa, a equipe derrotou o oponente por 106 a 90, fez 4 a 1 e agora vai enfrentar o San Antonio Spurs, que eliminou o Los Angeles Clippers.

Na luta por uma vaga na final da NBA, o Thunder terá um desafio maior, já que o Spurs terá a vantagem do mando de quadra e vem embalado por 18 vitórias, incluindo duas “varridas” nos playoffs. Além disso, o time de San Antonio é mais experiente e foi campeão em quatro dos últimos 13 campeonatos.

Na temporada passada, o Thunder também se classificou para a decisão da Conferência Oeste e parou no Dallas Mavericks, que posteriormente conquistou o título da NBA. Neste campeonato, o time de Oklahoma conquistou uma vitória em três partidas contra o Spurs, do brasileiro Tiago Splitter.

Na noite de segunda-feira, o Lakers conseguiu equilibrar o duelo com o Thunder nos três primeiros quartos. Assim, a equipe iniciou o último período com uma desvantagem de apenas seis pontos (83 a 77). O Thunder, porém, foi arrasador no começo do último quarto, anotou 10 pontos consecutivos e praticamente definiu a sua vitória e a classificação para a final da Conferência Oeste da NBA.

Russel Westbrook anotou 28 pontos para o Thunder, enquanto Kevin Durant somou 25 pontos e 10 rebotes e James Harden fez 17 pontos e pegou oito rebotes. Kobe Bryant foi o cestinha do duelo, com 42 pontos, mas não conseguiu evitar a eliminação do Lakers. Já Pau Gasol somou 16 rebotes e 14 pontos.

Em casa, o Boston Celtics ficou a uma vitória da classificação para a final da Conferência Leste da NBA ao vencer o Philadelphia 76ers por 101 a 83. Assim, a equipe lidera a série por 3 a 2. O sexto jogo será disputado na quarta-feira, em Filadélfia, e nova derrota elimina o 76ers.

O duelo de segunda-feira foi equilibrado nos dois primeiros quartos, com o Philadelphia até indo ao intervalo com uma vantagem de três pontos – 50 a 47. O Celtics, porém, dominou completamente o segundo tempo. A equipe virou o placar no terceiro quarto e garantiu a vitória logo no começo do último período, quando impôs um ritmo forte.

Brandon Bass foi o cestinha do duelo com 26 pontos e também obteve seis rebotes para o Celtics. Kevin Garnett fez 20 pontos e pegou seis rebotes, enquanto Rajon Rondo somou 14 assistências e 13 pontos. Elton Brand fez 19 pontos para o 76ers e Evan Turner fez 11 pontos e conseguiu 10 rebotes.

Os playoffs da NBA prosseguem nesta terça-feira com a partida entre Miami Heat e Indiana Pacers na Flórida. A série, válida pelas semifinais da Conferência Leste, está empatada em 2 a 2.