Thomaz Bellucci será cabeça de chave em Wimbledon

O brasileiro Thomaz Bellucci, 29.º colocado no ranking da ATP, será o cabeça de chave número 30 em Wimbledon, com início marcado para semana que vem. Sua posição caiu em relação ao ano passado, quando entrou no Grand Slam britânico como 24.º favorito.

O canhoto defende pontos da terceira rodada em Londres, pois venceu o compatriota Ricardo Mello e o austríaco Martin Fischer antes de perder do sueco Robin Soderling. Em 2009, ganhou apenas um jogo.

O espanhol Rafael Nadal, líder do ranking, é o primeiro cabeça de chave, seguido pelo sérvio Novak Djokovic. Também comparando com 2010, o suíço Roger Federer caiu de principal favorito para terceiro.

O sistema que define os cabeças de chave masculinos leva em conta os pontos do ranking da ATP que o jogador tem atualmente, os conquistados em torneios de grama ano passado e mais 75% dos pontos do mesmo piso da temporada retrasada.

Entre as mulheres, o chaveamento é decidido por um comitê. A dinamarquesa Caroline Wozniacki é a mais cotada, seguida pela belga Kim Clijsters, a russa Vera Zvonareva e a chinesa Na Li.

A atual campeã Serena Williams voltou às quadras na última terça feira, no WTA de Eastbourne, após 11 meses de inatividade por lesão. Ela será a oitava favorita e sua irmã Venus a 24.ª. Nas duplas, os irmãos Bob e Mike Bryan estão em primeiro lugar nas apostas, enquanto os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares aparecem em 13.º.