Thomaz Bellucci é campeão de challenger na Alemanha

O tenista Thomaz Bellucci, 80º colocado do ranking mundial da ATP, conquistou neste sábado o título do Challenger de Braunschweig, na Alemanha, ao vencer o tenista da casa Tobias Kamke, 84º e quarto cabeça-de-chave do torneio, por 7/6 e 6/3.

A série Challenger reúne torneios menores do que o ATP Tour, a que o brasileiro está acostumado a jogar. O menor ATP Tour, por exemplo, distribui 250 pontos ao campeão -o Brasil Open está nessa categoria. O título de Wimbledon, por exemplo, vale 2.000 pontos.

Geralmente, os Challengers são disputados por tenistas em ascensão no ranking. Bellucci, que já esteve na 21ª posição do ranking, decidiu jogar em Braunschweig em busca de pontos e confiança.

Com o título em Braunschweig, disputado no saibro, Bellucci foi agraciado com 125 pontos.

No ranking a ser divulgado na segunda-feira pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), o brasileiro deve somar 95 pontos, já que o resultado desta semana vai substituir a campanha das Finais do Challenger Tour.

Os 30 pontos do torneio disputado em novembro em São Paulo eram parte do 18º e último resultado que entra na contagem do ranking. Com o título na Alemanha, Bellucci vai entrar no grupo dos 70 melhores do ranking.

O brasileiro começou mal o jogo, que teve o início atrasado por causa da chuva, e teve seus dois primeiros saques quebrados. Conseguiu se recuperar e levou o primeiro set no tie-break. No segundo set, Bellucci conseguiu duas quebras e fechou o jogo.

Bellucci, 24, jogará agora em Stuttgart. O torneio, também no saibro, começa nessa segunda-feira e faz parte da série ATP Tour que oferece 250 pontos ao campeão. A chave é muito mais forte do que a de Braunschweig.

No Challenger, Bellucci era o segundo mais bem colocado no ranking. Agora, ele não aparece entre os oito cabeças-de-chave.

Bellucci estreia contra o alemão Robin Kern, 661º do ranking e convidado da organização. Se confirmar o favoritismo, o brasileiro encara o australiano Bernard Tomic, 28º do ranking.