Duas vezes medalhista de bronze no Mundial de Barcelona, Thiago Pereira ainda não mostrou a que veio no Open de Natação, que está acontecendo na piscina do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Sem ritmo de competição, ele acabou apenas com a prata nos 200m medley, sua especialidade, nesta sexta-feira.

continua após a publicidade

A vitória foi de seu xará Thiago Simon, que baixou um segundo e meio o melhor tempo da sua carreira, com 2min00s39, e garantiu o segundo ouro no Open, uma vez que havia vencido também nos 400m medley.

“Sei que o Thiago Pereira é um ídolo, atleta diferenciado e seu foco não está aqui. Ele está em outro patamar e é um espelho pra mim. Mas vencê-lo e ao Henrique (Rodrigues) também me motiva muito para ter um 2014 ainda melhor”, comentou Simon, do Corinthians.

Nos 200m peito, Tales Cerdeira fez índice para o Pan-Pacífico, principal competição de 2014, que vai acontecer na Austrália, em setembro. “O tempo (2min11s16) me surpreendeu, pois não havia sido tão bom pela manhã. Este ano foi complicado, desde a Olimpíada não vinha tendo uma sequência de treinos”, comentou o atleta da Unisanta, de Santos.

continua após a publicidade

Já nos 50m costas, Etiene Medeiros, quebrou a marca do campeonato duas vezes, uma pela manhã, outra à tarde, quando venceu o Open para 28s11, confirmando seu índice para o Pan Pacífico.

No masculino, Daniel Orzechowski também fez duas vezes o índice, fazendo seu melhor tempo à tarde, em 25s40. Seu colega de Pinheiros, Fabio Santi, marcou exatamente o índice exigido, 25s43, mas fica atrás de Guilherme Guido, terceiro colocado no Open (25s47), que havia feito 24s95 da manhã, no Brasileiro Senior.

continua após a publicidade

Nos 100m livre feminino, vitória de Graciele Herman, que nadou em casa com o tempo de 55s04, o melhor da carreira. “Pela manhã, fiz 55s24, agora 55s04, mas ainda não cheguei à casa dos 54 segundos. Mas estou melhorando, me sentindo veloz, nadando acima d’água, sem patinar. Estou nadando legal”, disse.