Thiago Monteiro continua surpreendendo. Nesta quinta-feira, o brasileiro que é o atual 278º colocado no ranking mundial ganhou do espanhol Daniel Munoz De La Nava por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/2, e avançou às quartas de final do Brasil Open, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

continua após a publicidade

“Estou muito feliz pelas minhas primeiras quartas na ATP, espero continuar nessa pegada. Tive de dar tudo de mim, não podia me dar por vencido. Fui ganhando confiança, pegando a energia de vocês (torcedores)”, comemorou.

O dono da casa contou com apoio da torcida paulistana, que compareceu em bom número na rodada noturna. O consultor de informática Ivandro Guerra Yoshimoto, 41 anos, mostrou empolgação durante a partida. “O Thiago é um jogador vibrante, que a gente vê que tem vontade”, exaltou. Os garotos Davi, de 9 anos, e Otávio, de 11 anos, também não pouparam a garganta com os gritos ‘vai, Thiago’.

O espanhol, número 72 do ranking da ATP, largou na frente no primeiro set. No entanto, o brasileiro não se intimidou, endureceu na segunda parcial e buscou o empate. Ambos canhotos, os tenistas trocavam bolas no fundo da quadra. No set decisivo, o anfitrião ficou em vantagem logo no primeiro saque do rival, tomou um susto no quinto game, mas com dois aces conseguiu manter a escrita. Empurrado pela torcida, quebrou novamente o serviço de Nava e confirmou o seu saque para fechar o jogo.

continua após a publicidade

Na próxima fase, Thiago Monteiro enfrentará o uruguaio Pablo Cuevas, atual campeão do Brasil Open, que horas mais cedo derrotou o argentino Facundo Bagnis por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5. Destaque no Rio Open depois de surpreender o francês Jo-Wilfried Tsonga, o cearense de 21 anos recebeu convite da organização para participar da chave principal do Brasil Open. Na estreia, despachou o tricampeão Nicolás Almagro e agora chegou pela primeira vez nas quartas de final de um torneio de nível ATP.

OUTROS RESULTADOS – Cabeça de chave 1 do torneio, o francês Benoit Paire foi eliminado pelo sérvio Dusan Lajovic, com parciais de 6/0, 4/6 e 6/3, em outro jogo do dia. O seu adversário nas quartas de final será o português Gastão Elias, que eliminou o colombiano Santiago Giraldo por 6/4 e 6/3.

continua após a publicidade

Campeão em 2014, o argentino Federico Delbonis bateu o compatriota Diego Schwartzman em três sets, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/2. O espanhol Inigo Cervantes, que passou pelo esloveno Blaz Rola em sets diretos, com 7/6 (7/4) e 7/6 (7/1), será seu próximo rival.

Em outro duelo do dia no Brasil Open, Pablo Carreño Busta venceu o confronto espanhol com Daniel Gimeno-Traver por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/3.