Tencati, o interminável

Desde o dia 21 de abril de 2011 o banco de reservas do Londrina tem um lugar garantido para Cláudio Tencati. O treinador que está há mais tempo no cargo dentro das quatro divisões do Campeonato Brasileiro pôde comemorar, e muito, o encerramento de 2015. Neste ano, Tencati levou o Tubarão à Série B e colocou as cores azul e branco em evidência novamente. Depois de conquistar o título estadual em 2014, Tencati levo o Londrina novamente à fase decisiva do Paranaense do ano passado.

O Tubarão despachou o Maringá nas quartas de final numa decisão de arrepiar. Depois de perder em casa por 2×1, o Londrina venceu o rival em Maringá também por 2×1 e a vaga só foi decidida nos pênaltis. Na semifinal, o adversário foi o Coritiba. Vitória no Café por 1×0 e derrota por 3×0 no Couto Pereira. Na decisão do terceiro lugar, o Tubarão empatou o primeiro jogo contra o Foz por 1×1 e venceu por 2×0, garantindo uma vaga na Copa do Brasil em 2016.

Depois da boa campanha no Estadual, o Londrina se preparou para a principal competição do seu calendário na temporada, a Série C. O time de Tencati estreou com uma boa vitória em casa diante da Portuguesa, por 2×1. Depois conquistou mais 8 vitórias, 7 empates e apenas duas derrotas e terminou em primeiro lugar no grupo B. Nas quartas de final, o Tubarão encarou um mata-mata contra o Confiança. Empate em 0x0 no jogo em Sergipe e vitória por 1×0, no Café, para delírio dos quase 30 mil torcedores que lotaram o estádio e comemoram o acesso à Série B.

Com o objetivo cumprido, o Londrina foi para a disputa da semifinal contra o Tupi, time que eliminou o Atlético na Copa do Brasil. No primeiro jogo, em Minas Gerais, empate sem gols. Na volta, no Café, vitória por 1×0 e a chance de conquistar o título da Série C. Na decisão, o Vila Nova. O primeiro jogo foi no Estádio do Café e com vitória por 1×0. A confiança era imensa e o time de Cláudio Tencati jogaria em Goiás por apenas um empate para levantar a taça. Só que o Vila Nova lotou o Serra Dourada e atropelou o Londrina, goleando por 4×1 e ficando com o título da terceira divisão.

Reconhecimento

No começo de dezembro, Cláudio Tencati recebeu o prêmio como o treinador que está a mais tempo no cargo entre as quatro divisões do futebol brasileiro. Ele completou mais de quatro anos no comando do Tubarão. Neste período, Tencati soma 158 jogos, com 80 vitórias, 42 empates e 34 derrotas. E parte agora para o seu maior desafio na carreira, a disputa da Série B em 2016. Antes, porém, tem o Campeonato Paranaense, a partir do dia 31, quando ele espera colocar o Londrina novamente nas finais.